SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro participará de primeira motociata com tornozeleira eletrônica

Presença foi confirmada por parlamentares aliados do ex-presidente; Jair Bolsonaro (PL) cumpre restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante motociata no Mato Grosso do Sul, em 2022, quando ainda estava no Palácio do Planalto -  (crédito: Clauber Cleber Cateano/Planalto)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante motociata no Mato Grosso do Sul, em 2022, quando ainda estava no Palácio do Planalto - (crédito: Clauber Cleber Cateano/Planalto)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença em uma motociata que ocorrerá na tarde desta terça-feira (29/7), em Brasília. A participação foi anunciada por parlamentares aliados. O evento, está previsto para começar a concentração no local onde ocorre o Capital Moto Week, reúne anualmente milhares de motociclistas na Granja do Torto, a cerca de 13km do centro da capital federal.

Segundo a organização do Capital Moto Week, o evento não é organizado pelo festival, mas, sim, de um ato externo independente. O passeio motociclístico do evento, que integra o calendário oficial do Capital Moto Week, será realizado no sábado (2/8) e encerra a programação oficial.

Conhecido por sua afinidade com os aficionados por duas rodas, Bolsonaro já participou de edições anteriores do evento pelas ruas de Brasília — esteve presente, por exemplo, em 2019 e em 2023.

Desta vez, no entanto, o contexto é diferente: o ex-presidente está submetido a uma série de medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito das investigações sobre tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Entre as restrições impostas a Bolsonaro estão o uso de tornozeleira eletrônica, o recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h) e a proibição de sair de casa nos fins de semana e feriados. Também está vetado o uso de redes sociais e a comunicação com embaixadores, diplomatas, investigados e réus de ações relacionadas à sua conduta no período pós-eleitoral.

A convocação da direita para o ato de amanhã tem sido divulgada e comemorada por parlamentares apoiadores. “Grande encontro de motociclistas no Distrito Federal com a presença do nosso capitão”, anunciou o deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES), nas redes sociais.

Já o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou, na rede social X (antigo Twitter), que “essa vai ser a maior motociata da história do Brasil”.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 28/07/2025 15:59 / atualizado em 28/07/2025 18:06
x