INCLUSÃO SOCIAL

Senado terá Sala de Descompressão Sensorial para acolhimento do público

A inauguração será na quinta-feira (4/12) e seu público-alvo será pessoas com transtorno do espectro autista e neurodivergentes

A iniciativa se alinha à estratégia institucional de modernização e humanização de serviços, às normas de acessibilidade e diretrizes de inclusão e às melhores práticas adotadas por parlamentos no mundo -  (crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)
A iniciativa se alinha à estratégia institucional de modernização e humanização de serviços, às normas de acessibilidade e diretrizes de inclusão e às melhores práticas adotadas por parlamentos no mundo - (crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)

O Senado Federal irá inaugurar, nesta quinta-feira (4/12), uma Sala de Descompressão Sensorial. Este espaço é dedicado a oferecer acolhimento, autorregulação emocional e redução de sobrecarga sensorial. A inauguração integra a programação oficial da Semana de Acessibilidade da Casa.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

O público-alvo principal inclui pessoas com transtorno do espectro autista e neurodivergentes, sejam elas servidoras, visitantes ou participantes dos programas institucionais do parlamento. A criação da sala representa um passo decisivo na promoção de ambientes institucionais mais acessíveis, reforçando o compromisso do Senado com a inclusão, o cuidado e o respeito à diversidade.

Ela está localizada no edifício principal, em uma área de fácil acesso, foi planejada com base em boas práticas internacionais e possui isolamento acústico e visual. O objetivo final do espaço é reduzir crises sensoriais, ampliar o conforto de pessoas neurodivergentes e fortalecer a política de inclusão.

Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, destacou que a Casa tem se esforçado na missão de garantir mais inclusão. Segundo Ilana, “a verdadeira inclusão não é, apenas, aceitar a todos com suas eficiências e deficiências, mas atender às necessidades específicas de cada cidadão”, e “humanizar os espaços é mostrar que todos são muito bem-vindos e bem-vindas no Parlamento”.

Além disso, a sala tem 15 metros quadrados, iluminação indireta e regulável, climatização silenciosa e piso lavável, cores neutras e suaves e, para garantir o conforto e bem-estar, inclui puffs, mobiliário ergonômico e cabana leve de acolhimento.

O espaço foi pensado para ser seguro, previsível e livre de poluição visual. Ele conta com diversos recursos sensoriais e tecnológicos, como fidget toys, almofadas, protetores auriculares e painel tátil. Tem, ainda, vídeos guiados e QR Code para interação e avaliação acessível, podendo ser utilizado individualmente ou acompanhado, e servidores capacitados em abordagem inclusiva e não invasiva.

A Sala de Descompressão se soma a outras ações estruturantes do Senado voltadas ao acolhimento, equidade e à garantia plena do direito de participação cidadã em espaços públicos. A iniciativa se alinha à estratégia institucional de modernização e humanização de serviços, às normas de acessibilidade e diretrizes de inclusão e às melhores práticas adotadas por parlamentos no mundo.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 30/11/2025 14:35
x