
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4/12), a convocação do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A votação foi simbólica e contou com unanimidade dos integrantes do colegiado.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O pedido para ouvir Vorcaro foi apresentado pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL). A instituição financeira está entre aquelas que registram maior volume de reclamações de consumidores envolvendo operações de crédito consignado.
- Leia também: Secretário da Conafer falta à CPMI do INSS e comissão vota novas convocações
- Leia também: INSS e Previdência foram vítimas de uma quadrilha, diz Wolney Queiroz
O empresário é alvo da Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes bilionárias na negociação de carteiras de crédito pelo Banco Master. Ele chegou a ser preso e permaneceu sob custódia por 12 dias, sendo posteriormente liberado pela Justiça do Distrito Federal, com uso obrigatório de tornozeleira eletrônica.
A CPMI busca apurar irregularidades na concessão de benefícios e nos serviços vinculados ao INSS, incluindo fraudes cometidas por bancos e correspondentes financeiros. Os parlamentares afirmam que a oitiva de Vorcaro é fundamental para esclarecer a atuação da instituição no setor.
Ontem (3), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o processo envolvendo o Banco Master fosse encaminhado à Corte. A decisão foi motivada pela suspeita de participação de autoridades com prerrogativa de foro nos fatos investigados.

Flipar
Flipar
Flipar
Ensino superior
Revista do Correio
Flipar