O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (3/12), em Fortaleza, da entrega de três mil Carteiras Nacionais Docente do Brasil (CNDB) a professores cearenses. O estado, que já conta com 164,4 mil profissionais aptos a solicitar o documento, também foi destaque pela inclusão de mais de 4 mil educadores no programa de vouchers do Reconhecimento Mais Professores para o Brasil, destinado à compra de computadores, tablets e ferramentas digitais.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O evento, realizado no Centro de Eventos do Ceará, reuniu cerca de 8 mil docentes e diversas autoridades, entre elas o ministro da Educação, Camilo Santana. A cerimônia marcou mais um passo da política de valorização da carreira docente e ampliou o alcance do programa Mais Professores para o Brasil.
Durante o encontro, equipes técnicas do MEC prestaram orientação sobre a solicitação da CNDB pelo sistema Mais Professores, incluindo etapas de cadastro, prova de vida, envio de foto e uso dos benefícios. A carteira — válida por 10 anos e também disponível em formato digital — garante acesso a descontos em atividades culturais, hospedagens, serviços e produtos tecnológicos.
A iniciativa integra o eixo Valorização do programa e se conecta à campanha #TôComProf, uma parceria entre o MEC e empresas privadas para oferecer vantagens exclusivas à categoria. As companhias participantes são divulgadas na página oficial do programa, que busca ampliar a rede de benefícios.
Vouchers de reconhecimento
Mais de 4,5 mil professores do Ceará são elegíveis ao Reconhecimento Mais Professores para o Brasil, que distribuirá cartões de R$ 3 mil, emitidos pelo Banco do Brasil. No total, 100 mil docentes em todo o país serão contemplados.
A seleção considera escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo unidades localizadas em contextos socioeconômicos vulneráveis. A base de dados inclui o Censo Escolar e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Saiba Mais
-
Economia Judiciário possui as ferramentas para dar segurança ao agro, diz ministro do STJ
-
Economia Brasil apresenta avanços em produção agrícola de alta produtividade, diz Matturro
-
Economia Augustin diz "não existir escassez de dinheiro" para crédito agrário
-
Economia Doria defende segurança jurídica no agro: "Começa com o direito de propriedade assegurado"
-
Economia Segurança jurídica é o nó mais apertado na garganta do produtor rural, diz ex-senadora
-
Economia Tecnologia tem papel fundamental para o avanço sustentável do agro, diz Matturro
