rio de janeiro

Alerj decide soltar Rodrigo Bacellar da prisão, mas Moraes dá palavra final

Votação ficou em 42 x 21. Caso será analisado pelo ministro do STF, que determinou a detenção do deputado estadual por vazar informações sigilosas de operação da PF contra braço político do Comando Vermelho

O Plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta segunda-feira (8/12), um projeto que revoga a prisão do do deputado e presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União), detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) desde a última quarta-feira (3). A votação ficou em 42 votos favoráveis e 21 contrários.

Bacellar foi detido no âmbito da Operação Unha e Carne, suspeito de vazar informações sigilosas de uma ação anterior da PF, a Operação Zargun, deflagrada em setembro de 2025. O suposto vazamento teria beneficiado o ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos, o TH Joias, preso e apontado como integrante do braço legislativo da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Os votação dos deputados ficou:

  • Pela soltura: 42;

  • Pela manutenção da prisão: 21;

  • Abstenções: 2

  • Deputados presentes: 65;

  • Deputados ausentes: 5.

Embora a Alerj tenha aprovado a soltura — com base na decisão do STF, de 2019, que permite às assembleias legilsativas revogar ordens de prisão contra deputados estaduais —, a decisão deve ser analisada pelo ministro Alexandre de Moraes, que pode determinar medidas cautelares ao deputado.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

Mais Lidas