PRISÃO

"Tenho inveja do Maduro", diz Eduardo ao comentar prisão de Bolsonaro

Ex-deputado publicou imagens em que o presidente venezuelano toma banho de sol em presídio de Nova York

Eduardo comentou ainda o episódio em que Bolsonaro bateu a cabeça durante a madrugada no local onde cumpre pena -  (crédito: Arquivo pessoal)
Eduardo comentou ainda o episódio em que Bolsonaro bateu a cabeça durante a madrugada no local onde cumpre pena - (crédito: Arquivo pessoal)

O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou ter “inveja de [Nicolás] Maduro” em vídeo sobre prisão do pai na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília. Em postagem nas redes sociais, o ex-deputado compartilha imagens do presidente venezuelano, preso pelos Estados Unidos, caminhando em um pátio no presídio. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

“Quando você vê esse tipo de imagem, onde ele pode caminhar em um bom espaço, eu começo a comparar com meu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro”, declara. “Hoje meu pai vive em um lugar que tem, eu não sei, uns 30 metros quadrados, ouvindo o dia inteiro, todos os dias, esse barulho que vem do ar condicionado”.

O ex-deputado comentou ainda o episódio em que Bolsonaro bateu a cabeça durante a madrugada no local onde cumpre pena. “Mas as coisas ficam ainda piores quando você pensa que meu pai é o único que precisa de autorização de um ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para ir a um hospital, qualquer outro preso pode ir e receber atendimento de urgência a qualquer momento, em qualquer lugar”, alegou. No episódio, Bolsonaro foi atendido por um médico da PF, que afirmou que ferimentos foram artificiais e sem necessidade de hospitalização.

Condições

Bolsonaro cumpre pena desde novembro, quando foi condenado a 27 anos de prisão por liderar trama golpista que culminou nos atentados de 8 de janeiro. O ex-presidente está em cela especial na Superintendência da PF.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O quarto onde o político está custodiado tem cerca de 12m² e conta com ar condicionado, aparelho de televisão, cama de solteiro, armários, escrivaninha, frigobar, banheiro privativo e uma janela. Ele não tem contato com outros presos. Ao contrário do que alega Eduardo, o ex-presidente tem direito a banho de sol, assim como nas imagens de Maduro mostradas no vídeo. O detento ainda obteve autorização para fazer sessões de fisioterapia durante os momentos fora da cela. 

Bolsonaro também tem um rádio de pilha, presente do filho Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e recebe visitas frequentes. Na última semana, a defesa do ex-presidente solicitou uma SmartTV e assistência religiosa com presença de um bispo e um pastor evangélicos. 

Já Nicolás Maduro está preso desde 3 de janeiro, após ser capturado por forças dos EUA e passar pela Base Naval de Guantánamo. O venezuelano permanece desde então no Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês), no Brooklyn, Nova York. Por ficar entre tribunais federais, o prédio do MDC é frequente utilizado para custodiar réus que aguardam julgamento.

Apelidada de “inferno na terra” por advogados estadunidenses, a penitenciária é conhecida pelas condições precárias e por abrigar criminosos condenados em casos de grande repercussão. É neste local onde permanecem Maduro e a esposa, Cilia Flores, que devem estar separados e sem contato com outros presos por razões de segurança. Não há informações oficiais sobre as condições às quais o casal está submetido. 

Em 2024, uma onda de críticas ganhou fôlego após a morte de dois detentos na unidade prisional. Outro episódio que denuncia a precariedade do local aconteceu em 2019, quando um apagão de energia deixou presos sem luz, aquecimento e com banheiros sem funcionamento por cerca de uma semana. 

Além de Maduro, alguns nomes famosos já cumpriram pena no local, como o rapper Sean "Diddy" Combs, que esteve detido por alguns meses antes de ser condenado a quatro anos de prisão e ser transferido para outra unidade. 

  • Google Discover Icon
postado em 13/01/2026 11:36
x