Poder

CPMI do INSS convoca Vorcaro, dono do Master, para depor

O banqueiro irá depor na próxima quinta-feira (5/2)

O presidente da Comissão Parlamentar Mista (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), convocou o banqueiro e dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, para depor na investigação de descontos ilegais no órgão responsável pela Previdência Social brasileira. Juntamente com Vorcaro, o presidente do BMG, Luiz Félix Cardamone Neto, também irá depor na comissão, na próxima quinta-feira (05/02).

“Comunicamos ao Brasil que Daniel Vorcaro e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para comparecer nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, perante a CPMI do INSS”, escreveu Viana, na quarta-feira (28/01), em sua rede social.

O parlamentar afirmou, ainda, que as investigações continuarão utilizando todas as medidas legais, com o intuito de “assegurar que os fatos sejam plenamente esclarecidos diante do povo brasileiro”.

Em relação ao empresário Maurício Camisotti, preso desde setembro por suspeita de participação no esquema de descontos indevidos nas aposentadorias, Viana destaca que a intenção é reverter o habeas corpus, que transforma a presença do indivíduo como opcional, do indicado como um dos maiores articuladores das fraudes.

A convocação de Vorcaro foi aprovada na última reunião de 2025 da CPMI. O colegiado também aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do dono do Banco Master.

De acordo com o relator da comissão, na época, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), o banqueiro será questionado sobre operações do Master de crédito consignado a aposentados e pensionistas.

Estagiária sob a supervisão de Aline Gouveia*

Mais Lidas