Gastronomia

Bolos inusitados conquistam os olhos, a boca e são motivo para "ficar"

O meme "fica, vai ter bolo" nunca fez tanto sentido! Além da variedade de sabores, as opções de decoração são tantas que deixam até os mais decididos em dúvida

Ailim Cabral
postado em 15/05/2022 08:40
Glass cake criado por Olga Noskova -  (crédito: Olganoskovaa/Instagram)
Glass cake criado por Olga Noskova - (crédito: Olganoskovaa/Instagram)

Muitos dos usuários assíduos de redes sociais já se assustaram vendo vídeos em que uma faca se aproxima de um animal fofinho. O alívio vem com a surpresa: é um bolo! Além dos bichinhos, uma série de objetos curiosos estrelaram vídeos divertidos em que era preciso adivinhar o que era, ou não, um bolo.

E os bolos diferentes continuaram surgindo, ganhando a internet, por meio de vídeos e fotos, e sendo reproduzidos e levados para as mesas de festa. O isolamento e a impossibilidade de fazer grandes comemorações fizeram com que as pessoas mudassem o foco dos aniversários.

A decoração e o cardápio variado, elementos em que a maioria das pessoas mais investiam, deixaram de ser tão relevantes sem a presença dos convidados. O bolo, item praticamente imprescindível em qualquer festa, foi alçado ao papel de grande protagonista.

A confeiteira Isabela Vitorino da Silva acrescenta que, além de bolos que chamam bastante atenção, os clientes têm preferido decorações que possam ser consumidas. "Aqueles bolos cheios de coisa, como papel e enfeites de plástico, não estão agradando tanto. As pessoas querem uma coisa linda, mas sem desperdício, querem poder comer o bolo todo."

  • Glass cake criado por Olga Noskova Olganoskovaa/Instagram
  • Bolo com bolhas Pinterest/Divulgação
  • Bolo que desagia a gravidade Pinterest/Divulgação
  • Bolo granilite Pinterest/Divulgação
  • Shaggy Cake Pinterest/Divulgação
  • Glass cake em formato de quadrado Olganokovaa/Instagram
  • Bolo com decoração Brushstroke Pinterest/Divulgação
  • Bolo com pintura no buttercream e escultura em isomalte Isa Vitorino Confeitaria/Divulgação
  • Bentô Cake Isa Vitorino Confeitaria/Divulgação
  • Bolo com pintura no buttercream e escultura em isomalte Isa Vitorino Confeitaria/Divulgação
  • Bolo com pintura no buttercream e escultura em isomalte Isa Vitorino Confeitaria/Divulgação

Uma tendência só sua

Apesar das tendências, como bolos quadrados, cobertura marmorizada e bolo piscininha, entre outros, o maior desejo dos aniversariantes é a personalização. Isabela afirma que bolos que representam a personalidade do celebrante são quase uma unanimidade.

"É divertido porque, dentro das tendências, as pessoas querem coisas únicas e inusitadas. Um cliente, fã de filmes de terror, já me pediu um bolo macabro, com cacos de vidro e bem sangrento", lembra. Existem, é claro, os segredos de cada confeiteira, mas Isabela revela que as decorações inusitadas e diferentes costumam ser feitas em biscoitos decorados e isomalte, um adoçante parecido com o açúcar.

Já no mundo das coberturas, existem ingredientes como o buttercream, que permitem a pintura do bolo como uma tela e a criação de verdadeiras obras de arte. Flores comestíveis e diferentes bicos de confeitaria, como o chuveirinho, trazem efeitos ainda mais variados. E o mais legal? Partes do bolo que mais parecem peças de decoração, tecidos ou papéis, são totalmente comestíveis, além de muito gostosas.


A cake designer Maria de Fátima explica que o efeito glass, no Brasil, costuma ser mais usado em tortas. Já os com efeito 3D estão entre os mais pedidos pelos brasilienses. Ela acredita que os desejos mais diferentes são resultado de uma vontade de sair da mesmice inspirada pelo boom de programas culinários.

É bolo ou meme?

Durante a pandemia, enquanto as comemorações com festa ficaram suspensas, muitas pessoas usaram o doce para fazer os amigos se sentirem especiais. Um bolo tradicional, no entanto, seria um desperdício, a maioria das pessoas estava isolada ou com poucos familiares.

Foi aí que os bentôs e os minicakes se tornaram grandes sucessos. Alguns deles imitavam os bolos tradicionais em versões miniatura, presentes mais elegantes e clássicos. Os mais criativos apostaram na personalização e os bolos com memes viraram febre.

Bentô Cake
Bentô Cake (foto: Isa Vitorino Confeitaria/Divulgação)

Quem não viu pelo menos um amigo ou parente compartilhando um bolo com um bonequinho e uma frase engraçada ou irônica? E como os brasileiros são conhecidos como os grandes vencedores das "guerras memeais" na internet, os memes não ficaram restritos aos bentô cakes e aparecem em doces tamanho família.

Os mais diferentes

Entre os mais inventivos, estão os bolos com decoração em 3D, aqueles que parecem desafiar a gravidade e os glass cake, que parecem ser feitos de vidro. Segundo a plataforma de buscas e tendências Pinterest, a procura por bolos 3D cresceu 60% em 2022.

Os bolos que desafiam a gravidade tiveram um aumento de 70% e as buscas por bolos decorados com bolhas cresceram 55%. Em seu blog Confeitaria Online, a cake designer Simone Reis destaca o Shaggy Cake, o bolo de andares conceitual, o bolo granilite e o Brushstroke.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação