Beleza

Conheça o tom de vermelho impactante que está fazendo sucesso no TikTok

Poderoso e sensual, o cherry red tem se tornado uma verdadeira febre nas redes sociais. Veja como usar essa com nos cabelos e na maquiagem

A cantora Dua Lipa foi uma das celebridades que impulsionaram a febre dos cabelos vermelho cereja -  (crédito: Reprodução/Instagram/@dualipa)
A cantora Dua Lipa foi uma das celebridades que impulsionaram a febre dos cabelos vermelho cereja - (crédito: Reprodução/Instagram/@dualipa)
postado em 07/04/2024 09:00

O cherry red, como o próprio nome diz, é um tom de vermelho escuro que se assemelha à cor de cereja. Com a chegada do outono, essa tonalidade, uma das favoritas para a estação, tem se tornado tendência entre celebridades e beauty influencers nas redes sociais. "O vermelho cereja está onipresente neste momento, inspirando não apenas maquiagens, como os encantadores cherry lips, mas também o mundo da moda, com roupas e acessórios", detalha a maquiadora Mariana Grassi, da franquia Stylebar. Cabelos e unhas nesse tom também estão em alta, sendo cada vez mais procurados nos salões de beleza.

As unhas também fazem parte da tendência.
As unhas também fazem parte da tendência (foto: Reprodução/Pinterest)

No cabelo

Quando se fala em cabelo, o cherry red é capaz de transmitir uma imagem de sensualidade e empoderamento. "Essa coloração evidencia uma transformação intensa e impactante, desde os tons de ruivo mais escuros às nuances mais claras e vibrantes", afirma Rodrigo Cintra, co-apresentador do programa Esquadrão da Moda e idealizador do The Art Salon. De acordo com o cabeleireiro, o efeito do cherry red nas madeixas é resultado de uma coloração mais fechada, que usa como base o bordô escuro e destaca reflexos em tom de cereja.

Muito procurado nos salões, o cherry red é impactante e ousado.
Muito procurado nos salões, o cherry red é impactante e ousado (foto: Reprodução/Pinterest)

Segundo Rodrigo, o primeiro passo da transformação para o cherry red é verificar se os fios estão saudáveis e bem hidratados, evitando, assim, ressecamento e outros danos ao longo do processo. "O cabelo precisa ser totalmente descolorido para os tons fantasia, que apresentam muito mais pigmento. É importante usar produtos do tipo plex durante a descoloração, pois eles ajudam a repor os nutrientes, protegem e também preservam a saúde dos fios", detalha. "Por fim, é aplicada a coloração para se chegar à tonalidade cherry red."

O apresentador recomenda, ainda, que se consulte um cabeleireiro antes de fazer a transição de cor. "O cabelo vermelho pode ser uma escolha ousada e vibrante, mas você tem que considerar uma série de fatores, incluindo a tonalidade, o tom de pele, a textura do fio e o estilo desejado", assegura. "É importante conversar com o seu cabeleireiro, uma vez que ele vai avaliar se essa cor combina com o seu tipo de pele, principalmente."

A cantora Dua Lipa foi uma das celebridades que impulsionaram a febre dos cabelos vermelho cereja.
A cantora Dua Lipa foi uma das celebridades que impulsionaram a febre dos cabelos vermelho cereja (foto: Reprodução/Instagram/@dualipa)

Quanto aos cuidados, o especialista enfatiza a importância de fazer a manutenção com uma linha de xampu, condicionador e leave in específica para esse tom. "Usar máscaras indicadas pelo seu cabeleireiro também pode ajudar a prolongar a cor, e devolver os nutrientes e o brilho", orienta. "Nada de lavar o cabelo na água quente, porque ela desbota a cor, e se for tomar sol, use o filtro solar, pois ele ajuda na manutenção da tinta. Ao usar fontes de calor, não se esqueça do protetor térmico", complementa.

A finalização vai de acordo com o caimento dos fios. "Se você tem cabelo liso, pode deixar secar naturalmente, basta aplicar um CC Cream, ou então, passar a chapinha da raiz às pontas — lembrando de usar um produto com proteção térmica", sugere. "Agora, se você tem madeixas onduladas, pode aplicar um ativador de cachos e amassar com as mãos, e finalizar com o difusor. É possível também fazer ondas com o babyliss", acrescenta.

Na maquiagem

Apesar de ser muito lembrada pelos cherry lips, existem diversas possibilidades de maquiagens com o vermelho cereja. "Essa é uma tendência macro que acaba tendo muitas variações. Dá para combinar o tom com inúmeras opções", afirma a maquiadora Mariana Grassi. De acordo com ela, a make com o cherry red pode funcionar em ocasiões diversas, inclusive no cotidiano. "Para não pesar, recomendo usar com cores neutras, como branco ou cinza, para criar uma aparência equilibrada e sofisticada", sugere.

Mariana explica que o famoso cherry lips pode ser feito de forma prática e rápida. "Contorne os lábios com lápis labial. Para um contorno definido e duradouro, você pode usar um lápis labial da mesma cor do batom ou em um tom próximo. Prefira tons de vinho e marrons, isso ajuda a evitar que o batom borre ou escorra ao longo do dia", detalha a maquiadora. "Depois, basta esfumar e passar um gloss vermelho por cima", completa.

Os cherry lips são os mais lembrados quando se fala de maquiagens dessa tonalidade.
Os cherry lips são os mais lembrados quando se fala em maquiagens dessa tonalidade (foto: Reprodução/Pinterest)

Agora, quando se fala dos olhos em vermelho cereja, para a maquiadora, a melhor técnica é a de esfumar. "Comece aplicando no côncavo, depositando a sombra e, em seguida, esfume fazendo movimentos de vai e vem. Assim, a sombra não fica marcada", assegura.

Segundo Mariana, maquiagens nesse tom vieram para ficar. "Uma das razões pelas quais amamos o cherry red é porque trata-se de uma cor atemporal, que nunca sai de moda", afirma. No entanto, nessa época do ano, ela faz ainda mais sucesso. "A tonalidade rica e apaixonante evoca uma sensação de calor e vitalidade, tornando-a perfeita para a transição entre o calor do verão e o frescor do outono", finaliza.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 


  • As unhas também fazem parte da tendência
    As unhas também fazem parte da tendência Foto: Reprodução/Pinterest
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação