Moda

Vestido bandage: peça colada dos anos 2000 retorna repaginada

Queridinho pelas celebridades no início dos anos 2000, o sexy vestido bandage ressurge em versões modernas

Kim Kardashian era uma das celebridades que sempre apostavam no bandage dress  -  (crédito: Reprodução)
Kim Kardashian era uma das celebridades que sempre apostavam no bandage dress - (crédito: Reprodução)

Silhuetas marcadas, tecidos leves e tiras elásticas. Sim, o vestido bandage está em alta novamente. A peça, febre dos anos 2000, era a queridinha de grandes ícones da época, como Cindy Crawford, Kim Kardashian, Rihanna e Paris Hilton. Apesar de ter ficado no fundo do guarda-roupa feminino por um tempo, as it girls das novas gerações estão interessadas pelo vestido-escultura. 

O bandage ganhou popularidade por meio do estilista francês Hervé Léger, que apresentou diversas versões do vestido com tiras elásticas que modelavam o corpo, inclusive, peças minis, longas, estruturadas e com diferentes decotes. No entanto, a técnica foi oficialmente criada em 1985 pelo designer tunisiano Azzedine Alaïa, que inspirou-se nas múmias do Egito Antigo para produzir uma roupa que destacava as curvas femininas com tecidos leves, especialmente viscoses. 

Hoje, duas décadas depois, o vestido que era uniforme das celebridades em tapetes vermelhos e festas durante as décadas de 1990 e 2000, volta aos holofotes. A modelo e empresária Hailey Bieber exibiu um modelo da marca Saint Laurent no evento Fashion Trust U.S., em abril. Inspirada no memorável look que a própria mãe, Cindy Crawford, usou no Oscar de 1993, Kaia Gerber apareceu com uma releitura do bandage branco, originalmente assinado por Hervé Léger. 

  • Coleção Resort 2026 da marca Hervé Léger
    Coleção Resort 2026 da marca Hervé Léger Divulgação/Hervé Léger
  • A personagem de Gossip Girl Serena Van Der Woodsen, interpretada por Blake Lively, também usava a tendência
    A personagem de Gossip Girl Serena Van Der Woodsen, interpretada por Blake Lively, também usava a tendência WarnerMedia/Divulgação
  • Kaia Gerber com um vestido bandage inspirado no look usado Cindy Crawford no Oscar de 1993
    Kaia Gerber com um vestido bandage inspirado no look usado Cindy Crawford no Oscar de 1993 Reprodução/Instagram (@kaiagerber)
  • A coleção resort é pensada para atender quem viaja durante as férias de verão e precisa de roupas mais leves e fluidas
    A coleção resort é pensada para atender quem viaja durante as férias de verão e precisa de roupas mais leves e fluidas Divulgação/Hervé Léger

De acordo com a estilista Mayara Antunes, esse retorno pode ser explicado pela nostalgia que muitos sentem dessa época e pela constante busca por peças que realçam a silhueta. "A moda é cíclica, ela reaparece como uma forma de celebrar a confiança e a individualidade, especialmente em tempos de redes sociais, onde as pessoas querem se destacar", afirma. 

Além do vestido conectar gerações e estar entre as tendências do momento, Mayara Antunes diz que o modelo se transformou em uma ferramenta de empoderamento. "A sensualidade aqui não é apenas sobre aparência, mas sobre como as mulheres se sentem ao usá-lo", ressalta. "Ver-se refletida em algo que realça sua beleza pode ajudar a derrubar inseguranças e celebrar o próprio corpo, promovendo uma relação saudável com a autoestima", acrescenta a estilista. 

Nova interpretação

Para a consultora de imagem Larissa Kraskin, além de um símbolo de sensualidade, o vestido refletia a estética da época, em que a magreza era extremamente valorizada. Agora, apesar de as mulheres ainda associarem o bandage ao poder e à sensualidade, a peça tem sido reinterpretada. "Ele volta com uma leitura mais madura, mas ainda carrega esse desejo de se destacar e de afirmar uma imagem forte e confiante", afirma ela.

Atualmente, o bandage pode ser garimpado em brechós e sites de segunda mão, mas a técnica também tem sido explorada por marcas contemporâneas. Segundo Larissa Kraskin, as peças surgem de forma mais sofisticada e limpa, sendo associada a cores neutras. A própria Herve Leger é um exemplo disso, pois a label apostou na tendência na coleção Resort 2026, que apresentou peças com recortes modernos. 

Muito além do universo fashion, o vestido também pode ser utilizado de forma mais despojada e urbana. No dia a dia, Mayara Antunes indica combiná-lo com um par de tênis e uma jaqueta oversized para um visual sexy, mas com um toque casual e divertido. "Brincar com acessórios pode dar um ar mais contemporâneo: uma bolsa estruturada ou um brincão podem transformar completamente a proposta", recomenda. 

Já Larissa Kraskin, que também gosta da combinação do vestido com uma terceira peça, acredita que um blazer ou uma jaqueta mais estruturada ajudam a trazer equilíbrio, deixando o look mais atual. "É possível valorizar o corpo com elegância, sem exagero, e o resultado fica muito mais interessante quando a sensualidade vem com intenção." 

 


  • Google Discover Icon
postado em 27/07/2025 06:00 / atualizado em 28/07/2025 14:32
x