Relembre alguns fatos que impactaram o país em 2016
Impeachment de Dilma Rousseff
Após ter o processo de impeachment aprovado na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff foi definitivamente afastada do cargo após o Senado Federal aprovar, por 61 votos a 20, a cassação de seu mandato. Com a destituição, o vice-presidente Michel Temer assumiu o Palácio do Planalto definitivamente. Dilma, porém, foi poupada de perder os direitos políticos. O Brasil encerrava em 31 de agosto o segundo processo de impeachment de um presidente após a redemocratização.
Michel Temer assume interinamente
Lula torna-se réu em cinco processos
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava-Jato, em 19 de dezembro. Lula tornou-se réu pela quinta vez em ações penais nas Operações Lava Jato, Zelotes e Janus.
Prisões de Políticos
Em 2016, a Lava-Jato teve seu recorde de fases, deflagrando 17 operações. Nessas, muitos nomes de peso da política brasileira acabaram indo parar atrás das grades. Uma das prisões de maior impacto foi a do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, em 19 de outubro. A decisão foi do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Gim Argello, Antonio Palocci, Sérgio Cabral e Garotinho foram outros nomes importantes da política brasileira capturados pela Polícia Federal.
Quedas de ministros
Em pouco mais de sete meses de governo Temer, seis ministros caíram, muitos deles envolvidos com os desdobramentos da Operação Lava-Jato. Romero Jucá, ministro do Planejamento, foi o primeiro a sair, em 25 de maio, após sugerir um pacto para barrar o avanço da Lava-Jato. O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira caiu cinco dias depois, em 30 de maio, após fazer críticas a operação. Henrique Eduardo Alves, do Turismo, foi destituído em 16 de junho, após ter sido acusado na delação de Jorge Machado de ter recebido R$ 1,55 milhão em propina maquiada de doações eleitorais. Fábio Medina Osório foi demitido da AGU em 9 de agosto, por ter pedido acesso aos inquéritos de políticos envolvidos na Lava Jato sem comunicar Temer. Já Marcelo Calero, ministro da Cultura, pediu demissão em 18 de novembro após supostamente ter sido pressionado pelo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para que o Iphan aprovasse o projeto imobiliário La Vue Ladeira da Barra, com o qual tinha ligação. Gedeel foi demitido por Temer em 25 de novembro, dia seguinte do depoimento de Callero, acusado de tráfico da influência.
Delação da Odebrecht
O ano político terminou com Supremo Tribunal Federal (STF) recebendo, em 9 de dezembro, as 77 delações de executivos da Odebrecht na Operação Lava-Jato. Na última sessão do ano (19/12), o ministro Teori Zavascki disse que ele e sua equipe vãotrabalhar durante o mês de janeiro para analisar o material e ter condições de homologá-lo até a volta dos trabalhos em fevereiro. Um anexo de 82 páginas da delação de Cláudio Melo Filho, divulgado pela imprensa, mencionava um pedido de Michel Temer a Marcelo Odebrecht solicitando apoio financeiro ao PMDB.
Renan Calheiros vira réu no STF
Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, em 1; de dezembro, denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013 contra o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, por crime de peculato. Com a decisão, o senador se tornou réu na Corte pela primeira vez.
Eduardo Cunha é preso e tem o mandato cassado
Em 19 de outubro, Eduardo Cunha foi detido preventivamente pela Polícia Federal, em Brasília. O ex-presidente da Câmara e deputado cassado é acusado de receber propina de contrato de exploração de petróleo, e de usar contas na Suíça para lavar dinheiro.
Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Manifestações
Conversas telefônicas entre Dilma e Lula
Prisão do japonês da Federal
Reforma da previdência
PEC do Teto dos Gastos
Crise fiscal nos Estados
Ocupações de Escolas Públicas
Enem 2016
Pedido de recuperação da Oi
Avanço do Zika vírus
Desabamento da Ciclovia no Rio de Janeiro
Eleições Municipais
Tragédia com avião da Chapecoense
Acidentes aéreos
*Estagiário sob supervisão de Ana Letícia Leão.