PREVISÃO DO TEMPO

São Paulo tem alerta vermelho para chuvas intensas; veja outros estados

O Inmet alertou para o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. As chuvas podem ultrapassar 60 milímetros por hora

Segundo o Inmet, o transporte persistente de umidade, devido aos ventos marítimos, é o responsável pela intensificação dos volumes de chuva -  (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Segundo o Inmet, o transporte persistente de umidade, devido aos ventos marítimos, é o responsável pela intensificação dos volumes de chuva - (crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
postado em 26/01/2024 09:04

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de "grande perigo" para altos acumulados de chuvas em áreas de São Paulo. O alerta é válido até às 10h desta sexta-feira (26/1). O volume das chuvas podem ser superiores a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Segundo o Inmet, o transporte persistente de umidade, devido aos ventos marítimos, é o responsável pela intensificação dos volumes de chuva.

Alertas de chuvas para os estados brasileiros
Alertas de chuvas para os estados brasileiros (foto: Divulgação/Inmet)

O Inmet também alertou para o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta vale para as regiões Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba Paulista e Litoral Sul Paulista. O Rio de Janeiro está sob alerta laranja de perigo de chuvas intensas, podendo registrar acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora.

Em caso de tempestade, o Inmet recomenda que as pessoas desliguem aparelhos elétricos ou quadro geral de energia, observem alteração nas encostas e permaneçam em locais abrigados. Já em situação de inundação, a recomendação é proteger os pertences da água envolvendo-os em sacos plásticos.

Alerta em outros estados

Os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe estão sob alerta laranja, que significa perigo de chuvas intensas. Para esses locais, o Inmet alerta sobre risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o Distrito Federal está em alerta amarelo, com chances de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 quilômetros por hora.

  • Chuvas castigam São Paulo e Rio de Janeiro
    Chuvas castigam São Paulo e Rio de Janeiro Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->