
A vice-consulesa colombiana baleada em área nobre de São Paulo, Claudia Katherine Ortiz Vaca, recebeu alta nesta quarta-feira (25/3), após 11 dias internada. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informou que Claudia continuará a recuperação em casa, “junto à família e sob rigorosa observação médica”.
“Expressamos nossa gratidão pelas mensagens de solidariedade recebidas, bem como nosso reconhecimento ao trabalho da equipe médica que orientou e apoiou seu tratamento. O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expressa sua solidariedade à vice-cônsul e reitera sua condenação aos atos de violência que afetaram sua vida”, observou a pasta.
Além disso, a Embaixada afirmou que uma nota foi enviada ao Itamaraty, solicitando intervenção para que possam acompanhar o andamento da investigação e estarem cientes dos fatos que levaram à situação. O Ministério colombiano confirmou, ainda, que a vice-consulesa “está focada em sua recuperação e, por enquanto, não fará nenhuma declaração pública”.
A pasta pediu que informações confidenciais sobre a vítima e a família, como local de residência, imagens de pessoas não autorizadas ou mapas detalhando seus movimentos diários, não sejam divulgadas. “A disseminação desse tipo de informação aumenta a vulnerabilidade e representa um risco à sua segurança”.
O caso trágico
No dia 14 deste mês, Claudia Ortiz caminhava pela Avenida 9 de Julho, no bairro Jardins — na Zona Oeste paulista — quando foi atingida por um disparo de arma de fogo. O projétil veio de uma troca de tiros entre criminosos e um policial, que, ao presenciar uma tentativa de assalto a um táxi nas proximidades, interveio.
- Leia também: Quando a violência veste farda
No mesmo dia, o Consulado-Geral da Colômbia em São Paulo informou que a vice-consulesa passou por uma cirurgia e que seu quadro era estável. Além disso, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia afirmou, desde o primeiro momento, que acompanharia o caso.
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular