
Carismáticos e únicos, os vira-latas — ou sem raça definida (SRD) — são os pets mais populares nos lares brasileiros, segundo o PetCenso 2025, levantamento da Petlove baseado em mais de 1,8 milhão de animais cadastrados. Desde 2016, os vira-latas lideram o ranking de cães e gatos, sinalizando o fortalecimento da cultura de adoção e da valorização da diversidade animal, em um país onde cerca de 30 milhões de bichos ainda vivem em situação de abandono, segundo a OMS.
- Leia também: Como proteger seu pet do frio no inverno
Nos cães, os SRDs representam 26%, seguidos por Shih Tzu (17%) e Yorkshire Terrier (6%), raças pequenas preferidas por quem vive em apartamentos. Entre os gatos, o domínio é ainda maior: 86% são sem raça definida, com Siamês (5%) e Persa (2%) aparecendo em seguida.
Outro dado importante do levantamento é a leve predominância das fêmeas: elas são maioria entre os cães (50,9%) e também entre os gatos (52,6%).
- Leia também: Gatos conseguem identificar os donos pelo cheiro?
Os nomes mais populares refletem a preferência por apelidos curtos, doces e influenciados pela cultura pop. Entre os cães, Mel, Luna e Amora lideram entre as fêmeas, enquanto Thor, Luke e Theo são destaque entre os machos. Nos gatos, Luna, Nina e Mia ficam em primeiro na lista feminina, e Tom, Simba e Chico na masculina.
A urbanização influencia diretamente a escolha dos tutores por raças de pequeno porte. Entre os cães de raça, os mais populares depois dos SRDs são Spitz Alemão, Lhasa Apso, Pinscher, Dachshund, Pug e Maltês. No universo felino, além dos SRDs, aparecem raças como Maine Coon, Angorá Turco, Ragdoll e Brazilian Shorthair, mas sempre com baixa representatividade em menos de 1%.
O PetCenso 2025 também traz recortes regionais, reforçando nomes como Luke e Mel entre os cães e Luna e Tom entre os gatos em praticamente todas as regiões do país.
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil