No último dia 8 de agosto, Felipe Bressanim, o paranaense conhecido como Felca, de 27 anos, publicou um vídeo denunciando casos de adultização e exploração de menores impulsionados pelo influenciador paraibano Hytalo Santos. Felca também explicou como algoritmos das redes sociais podem ser manipulados para direcionar conteúdo infantil a criminosos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O youtuber expôs as condutas de Hytalo, acusado de promover a sexualização precoce de adolescentes em suas plataformas. Segundo Felca, o influenciador produziu e divulgou conteúdos de cunho sexual envolvendo menores, incluindo um formato semelhante a um “reality show”.
Felca afirma que esse programa reunia menores para gravações que incluíam comportamentos e interações para atrair o público adulto e aumentando os riscos à integridade e ao bem-estar dos jovens participantes.
Entre os casos citados, está o de Kamylinha, hoje com 17 anos, que começou a aparecer nos vídeos de Hytalo aos 12. No perfil do influenciador, havia diversos conteúdos em que a jovem aparecia de roupas curtas, biquíni ou fantasias sugestivas.
O youtuber denunciou que as plataformas, ao priorizarem esse tipo de publicação, contribuíam para a disseminação do material, ampliando a exposição de crianças e adolescentes a audiências inadequadas.
Felca também ouviu a psicóloga Ana Beatriz Chamati, especialista em infância, que destacou que menores não têm capacidade plena para compreender ou consentir com essa exposição, que pode gerar danos psicológicos e sociais duradouros.
As declarações de Felca geraram debates em todo país e levaram o Ministério Público e a Justiça da Paraíba a adotarem medidas cautelares contra Hytalo. Suspenderam então suas contas nas redes sociais e houve a proibição de contato com menores de 18 anos.
Na manhã desta sexta-feira (15/8), o influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos, acusados de exploração e exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. Hytalo iniciou sua carreira digital em 2018, publicando vídeos de dança ao som do brega funk, e desde então sua trajetória tem sido marcada por polêmicas.
A defesa de Hytalo e Israel afirmou que ainda não teve acesso ao conteúdo da decisão que determinou a prisão. "Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas Judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo e de Israel Nata Vicente, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário", disse.
Veja a nota da defesa de Hytalo e Israel na íntegra:
A defesa de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente, seu esposo, informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra ambos.
Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas Judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo e de Israel Nata Vicente, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos e de Israel Nata Vicente, que sempre se colocaram à disposição das autoridades.
A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.
- Ueno & Kompler Abih Advegades Cassimirs & Galhardo Advogados
Saiba Mais
-
Brasil Suspeito de matar gari dá ‘carteirada’ durante audiência, mas é desmentido
-
Brasil Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico de suspeito de matar gari
-
Brasil Homem preso por mostrar genitais para criança de 5 anos é solto em audiência
-
Brasil Idoso é reanimado após ter morte constatada por dois médicos na Bahia
-
Brasil Polícia detona bolsa suspeita deixada por homem em aeroporto após selfie
-
Brasil Aeroporto de Porto Velho é evacuado por suspeita de bomba
