O governo do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (28/10), a Operação Contenção, uma ação conjunta das forças estaduais de segurança nos complexos do Alemão e da Penha. Logo na entrada dos agentes, dois homens foram presos e um fuzil apreendido na Rua Uranos.
A operação, que também conta com promotores do Ministério Público Estadual, foi deflagrada a partir de mais de um ano de investigação. A ação visa capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados e combater a expansão territorial do Comando Vermelho. Os dois complexos abrigam 26 comunidades. Ao todo, são 100 mandados de prisão. Até o momento, 81 pessoas foram presas.
Quatro policiais foram mortos durante confrontos com os criminosos. O balanço oficial do governo do estado contabiliza 64 mortos no total.
Além de aparato tecnológico, como drones, a Operação Contenção conta com dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.
Em represália, criminosos usaram drones para atacar policiais no Complexo da Penha.
Participam da Operação Contenção policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades operacionais da PM da capital e região metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da CORE, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.
"Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado", disse o governador Cláudio Castro.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Brasil Homem é preso com 720 pinos de cocaína no "Buraco do Peru"
-
Brasil Helicóptero com duas pessoas cai em lago no interior de São Paulo
-
Brasil Morre, aos 79 anos, o advogado Sérgio Bermudes
-
Brasil Falta de verba pode fazer PF interromper emissão de passaporte
-
Brasil Gabriel Fuentes e Vittor Fernando são alvejados em tentativa de assalto
-
Brasil Acordo inédito: o reconhecimento da dor das mães de Santos Dumont
