Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo após o FBI descobrir que ele planejava matar o próprio filho, de 8 anos, para não pagar a pensão alimentícia à ex-companheira. O suspeito confessou o plano em mensagens enviadas ao ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial da empresa OpenAI.
A prisão aconteceu na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, no último dia 19 de junho, um dia antes da data em que o crime aconteceria, segundo o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Ícaro Olimpio. O alerta foi enviado pela OpenAI ao FBI e repassado às autoridades brasileiras. O caso foi divulgado pela polícia nesta quinta (25/6).
Segundo a investigação, o homem, que não teve a identidade revelada, afirmou em conversa com o ChatGPT que pretendia matar a criança e relatou que estaria na posse de uma arma, corda e cianeto, veneno que interfere severamente no funcionamento do organismo.
- Leia também: Caixa de supermercado é encontrada morta em Goiás
Em um dos arquivos divulgados, o pai relata ao ChatGPT que tentou contratar um pistoleiro por R$50 mil para matar o filho, mas que o homem recusou o serviço ao descobrir se tratar de uma criança. Em outras conversas, o suspeito externalizou que também faria atentados contra escolas, igrejas e até autoridades públicas, tentando fazer o maior número de vítimas possível.
Segundo o delegado, a polícia norte-americana encaminhou as informações ao Ministério da Justiça brasileiro, que por sua vez, as repassou à Polícia Civil do Espírito Santo. "Os elementos foram fornecidos pela própria empresa responsável por essa Inteligência Artificial e através das conversas mantidas, desse arquivo de dados que nos foi encaminhado, nós tivemos elementos o suficiente para poder prevenir esse grave crime que estava prestes a acontecer", contou o delegado.
Saiba Mais
-
Brasil Lula diz que enviará ministro da Defesa à Venezuela após terremotos
-
Brasil Com 316 anos somados, irmãs do Rio de Janeiro conquistam recorde mundial
-
Brasil Caixa de supermercado é encontrada morta em Goiás
-
Brasil Morre a jornalista Helga Oliveira, aos 51 anos de idade
-
Brasil 7 situações do dia a dia em que você pode precisar de um advogado
-
Brasil Porte de arma para autoridades no Brasil: O que diz a lei?
-
Brasil Lotofácil, Dupla-Sena, Super Sete, +Milionária e Lotomania: resultados desta quinta
-
Brasil Casa desaba no Rio e bombeiros buscam crianças sob escombros
-
Brasil Sicupira e Lemann: veja alvos da PF no caso da fraude nas Americanas
-
Brasil Terremoto na Venezuela foi sentido em cidades brasileiras; veja
