SEGURANÇA

Servidores da Saúde do DF terão acesso a aplicativo com "botão de pânico"

Programa Saúde Segura visa prevenir e ter pronta-resposta para casos de agressão e ameaça em unidades hospitalares do DF

Samara Schwingel
postado em 04/11/2021 16:32 / atualizado em 04/11/2021 16:33
Aplicativo faz parte do programa Saúde Segura, destinado à segurança dos servidores da Saúde -  (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde)
Aplicativo faz parte do programa Saúde Segura, destinado à segurança dos servidores da Saúde - (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde)

Nesta quinta-feira(4/11), o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou um programa para tentar inibir os casos de agressões e ameaças registradas contra profissionais da saúde da capital. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Polícia Militar do DF (PMDF) montou o programa Saúde Segura para prevenir e ter pronta-resposta para casos de agressão e ameaça em unidades hospitalares.

Entre as medidas anunciadas durante coletiva, está a implementação de um “botão de pânico” em um aplicativo para os servidores. O chefe do Departamento Operacional da PMDF, Coronal Naime, explicou que a medida não vai ser iniciada imediatamente.

“É uma fase que vai demorar mais um pouco, mas queremos desenvolver um aplicativo no qual os diretores das unidades de saúde sejam cadastrados e tenham um botão de pânico. Quando acionado, de imediato o app vai remeter um e-mail para a PM, que vai saber de onde veio o chamado e vai deslocar uma viatura para o local”, disse.

Até a implementação do aplicativo, Naime afirmou que a PM vai realizar um estudo nas unidades hospitalares para reconhecer os principais problemas de segurança da rede. Segundo ele, a intenção é iniciar as visitas na próxima semana. “Temos três pilares: prevenção, manutenção e pronta-resposta”, completou.

A criação do programa Saúde Segura é uma resposta a um pedido feito pelo SindiSaúde ao GDF devido aos casos de agressões registrados contra servidores da rede neste ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação