TEMPO

Vídeo: Moradores de Águas Claras registram chuvisco nesta quinta

Guará também teve chuva no fimda tarde. Previsão do Inmet é de estiagem para o restante do mês de maio

Correio Braziliense
postado em 12/05/2022 20:14 / atualizado em 12/05/2022 21:04
 (crédito: Minervino J?nior/CB)
(crédito: Minervino J?nior/CB)

O Distrito Federal teve mais uma oportunidade para se despedir da chuva antes do período de estiagem, que já se apresenta na segunda metade do mês de maio. No fim da tarde e começo da noite desta quarta-feira (12/5), moradores de Águas Claras e Guará registraram alguns pontos de chuvisco nas cidades.

Conforme relatos ao Correio, a chuva foi fraca e em pontos isolados das regiões, como no Park Shopping e na Rodoviária Interestadual de Brasília. Nos vídeos, é possível ver o chuvisco do topo de alguns prédios em Águas Claras e o céu nublado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as águas que caíram do céu eram somente chuvas de baixa intensidade, chamadas de chuviscos, e não há chance de temporal. As estações de medição não registraram precipitações, o que não significa que não houve chuva, já que pode ter chovido fora dos pontos de marcação.

Uma frente fria no Oceano Atlântico, bem afastada do continente, está influenciando na canalização de umidade para o centro do Brasil, o que pode causar chuvas fracas, como explica o meteorologista Cleber Souza. Entretanto, a tendência para o restante de maio é a escassez de chuvas, comum neste período do ano.

Por outro lado, o especialista informa que, a partir da semana que vem, é esperada uma baixa nas temperaturas, já que uma massa de ar frio que já está na região Sul tem previsão de chegada no Centro Oeste na próxima semana.

Enquanto isso, a umidade relativa do ar ainda segue em níveis estáveis, já que as marcações mais baixas são só em um período do dia — geralmente durante a tarde. De acordo com Cléber, o cenário de maior preocupação é quando o dia registra longos períodos com valores baixos, o que liga o alerta para o momento crítico.

Para sexta-feira (13/5), a previsão continua de céu com poucas nuvens de manhã e com muitas durante a tarde. O aquecimento durante o dia pode gerar chuvas. A umidade máxima, por sua vez, fica na casa de 90% e a mínima, 35%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação