CHUVAS

UnB diz que falhas em drenagem e topografia da região causaram alagamento

A Universidade de Brasília informou que o Instituto de Física (IF) foi a unidade mais prejudicada e teve danos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário

Funcionários da limpeza citam que os problemas já estão bem melhores do que quando chegaram na universidade -  (crédito: Luis Fellype Rodrigues/CB/D.A Press)
Funcionários da limpeza citam que os problemas já estão bem melhores do que quando chegaram na universidade - (crédito: Luis Fellype Rodrigues/CB/D.A Press)
postado em 10/02/2024 10:34

Na noite desta sexta-feira (9/2), a reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva estiveram no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) para avaliar os impactos nos edifícios da Universidade de Brasília após as fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal. Segundo nota da Administração da UnB, as deficiências no sistema de drenagem de águas da Asa Norte, somadas à topografia da região, propiciaram o alagamento de parte do subsolo da parte central do Instituto de Ciências Central e do auditório do departamento de Engenharia Florestal, localizado na Faculdade de Tecnologia (FT).

A Universidade informou que o Instituto de Física (IF) foi a unidade mais prejudicada e teve danos significativos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário. O diretor do instituto, Olavo Filho, juntamente com a comunidade de docentes, técnicos e estudantes se mobilizaram para tentar recuperar o máximo possível.

"É importante ressaltar que, em resposta a evento similar ocorrido em 2019, apesar das graves dificuldades orçamentárias, a Universidade de Brasília executou obras de contenção abrangendo todas as unidades situadas no subsolo do ICC, edificação com mais de 50 anos", disse a UnB.

A Administração Superior manifestou pesar pelas perdas registradas. "Estamos acompanhando de perto a situação do Instituto e de outras áreas afetadas, disponibilizando suporte para mitigar os impactos da maneira mais rápida e permanente possível', ressalta UnB.

"Seguimos solidários atuando firmemente para recuperar os danos e continuar as ações de melhoria das condições de infraestrutura de nossa Universidade, acrescenta a nota.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação