agressão no campus

UnB exonera diretor de segurança após agressão a mulher no campus

Exoneração ocorreu uma semana após o episódio de agressão no campus Darcy Ribeiro, no qual uma mulher em situação de rua foi espancada por um segurança

Confusão foi registrada por estudantes   -  (crédito: Matérial cedido ao Correio)
Confusão foi registrada por estudantes - (crédito: Matérial cedido ao Correio)

A Universidade de Brasília (UnB) exonerou José Ribeiro Neto, diretor de Segurança e Transportes da Prefeitura da universidade. A ação ocorreu uma semana após o episódio de agressão no campus Darcy Ribeiro, no qual uma mulher em situação de rua foi espancada por um segurança. Osvanildo Lourenso da Silva foi nomeado o novo diretor. 

Servidor da UnB há 42 anos, Osvanildo é formado em Tecnologia em Segurança Pública. Exerceu as funções de coordenador de Portaria e diretor de Transportes e Serviços Gerais na Prefeitura. Também integra o Conselho Universitário (Consuni). 

A decisão da exoneração foi assinada pela reitora Rozana Reigota Naves em 23 de setembro e publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (26). Em nota, a UnB informou que a medida se deu em razão "de ação realizada sem autorização da gestão e que resultou nos fatos da última sexta-feira (19)".

"O novo diretor, Osvalnildo Lourenço da Silva, foi escolhido por ser um servidor de carreira da instituição, com ampla experiência na área de segurança e compromisso com uma atuação pautada pelo respeito aos direitos humanos e pela promoção da cultura de paz na Universidade", diz a nota. 

Relembre o caso

Na manhã de 19 de setembro, Desirée Gisele Silveira Silva, mulher em situação de rua, foi agredida com tapas e puxões de cabelo por um funcionário da segurança. O caso ocorreu em frente ao Restaurante Universitário e mobilizou estudantes da universidade, que levaram a vítima ao Hospital de Base. O servidor foi afastado da atividade de ronda e responderá a um processo administrativo. 

Em nota, a UnB afirmou que "repudia veementemente todo e qualquer ato de violência e reafirma seu compromisso com a inclusão, com os direitos humanos e com a justiça social". Além disso, a instituição abriu um processo investigativo para apurar as responsabilidades da agressão. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 30/09/2025 12:29 / atualizado em 30/09/2025 14:05
x