
Na manhã desta quinta-feira (13/11), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) realizaram a terceira fase da operação Escudero, que investiga esquemas de corrupção envolvendo o contrato milionário de fornecimento de alimentos para pacientes da rede pública de saúde, formalizado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF).
As apurações, a cargo da Delegacia de Repressão à Corrupção (Drcor), revelaram a existência de um grupo que atuava para facilitar repasses de recursos públicos ao IgesDF. Estes eram, posteriormente, destinados à empresa contratada sem a comprovação da efetiva prestação dos serviços.
Foram cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão nas residências dos envolvidos e em um órgão público, além de dois mandados de sequestro de bens imóveis. Entre os crimes investigados nesta atual fase da operação, há a hipótese de prática de tráfico de influência, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As diligências, nesta quinta, tiveram como objetivo colher elementos a fim de robustecer a prova dos crimes já identificados, bem como identificar possíveis outros participantes do esquema de corrupção.
Em nota, o (IgesDF) informou não ter acesso aos detalhes da operação, mas ressaltou cooperar de forma integral, transparente e contínua com as autoridades competentes, permanecendo à disposição para fornecer todas as informações e esclarecimentos necessários ao avanço das investigações.
O Instituto também destacou ter rescindido o contrato com a referida empresa desde o início deste ano e reafirmou que repudia qualquer prática irregular e seguirá adotando todas as medidas cabíveis para assegurar a correta apuração dos fatos.
Confira a nota na íntegra:
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF