PANDEMIA

Mortes maternas aumentam 40% no primeiro ano de pandemia, aponta Fiocruz

Segundo o artigo, as gestantes e puérperas foram mais penalizadas pela pandemia do que a população em geral

Jéssica Andrade
postado em 19/01/2023 14:00
Estudo da Fiocruz aponta um excesso de 40% nos óbitos maternos emn 2020 -  (crédito: Carol - Entre pela Janela)
Estudo da Fiocruz aponta um excesso de 40% nos óbitos maternos emn 2020 - (crédito: Carol - Entre pela Janela)

Um estudo do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que houve um aumento de mortes maternas em 2020, ano em que a pandemia causada pelo coronavírus chegou ao Brasil. De acordo com a pesquisa, o aumento foi de 40%, quando comparado aos anos anteriores.

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira (19/1) na revista cientifica BMC Pregnancy and Childbirth, aponta ainda que, mesmo considerando a expectativa de aumento das mortes em geral em decorrência da pandemia, ainda assim houve um aumento de 14% nos óbitos. O estudo atribui o excesso de mortes maternas, direta e indiretamente, à covid-19.

Segundo o artigo, as gestantes e puérperas foram mais penalizadas pela pandemia do que a população em geral. As chances de óbito foram maiores quando a mulher era negra, residia na zona rural e foi internada fora do município de residência, representando um aumento de 44%, 61% e 28%, respectivamente. Em 2020, o país registrou 549 mortes maternas por covid-19, principalmente em gestantes no segundo e terceiro trimestres.

A pesquisa revelou ainda que a hospitalização de gestantes com diagnóstico de covid-19 foram 337% maiores do que o restante da população. Para as internações em UTI, as chances foram 73% maiores e o uso de suporte ventilatório invasivo 64% maior que os pacientes em geral.

O estudo utilizou dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) para óbitos por covid-19 nos anos de 2020 e 2021, e comparou com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade no ano de 2020 (quando já havia pandemia) e nos 5 anos anteriores, para estimar o número esperado de mortes maternas no país.

De acordo com o pesquisador Raphael Guimarães, esse cenário compromete o desafio de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030 em um panorama global. “A rede de serviços parece ter sido mais protetiva às gestantes e puérperas, garantindo internações mais imediatas e direcionamento para a terapia intensiva e invasiva. Contudo, o atraso do início da vacinação entre as grávidas e puérperas pode ter sido decisivo na maior penalização destas mulheres”, disse.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE