ASTRONOMIA

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil a partir deste domingo (21)

A partir do dia 21, o cometa 12P/Pons-Brooks estará mais próximo do Sol o que o tornará mais brilhante e visível

Mesmo mais brilhante, pode ser necessário o uso de equipamentos para ver o cometa  -  (crédito: Divulgação/Observatório Nacional/Caio Correia/UFCG)
Mesmo mais brilhante, pode ser necessário o uso de equipamentos para ver o cometa - (crédito: Divulgação/Observatório Nacional/Caio Correia/UFCG)

O “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, estará em evidência por todo o Brasil a partir deste domingo (21/4), conforme anunciado pelo Observatório Nacional. Nesta data, o cometa atingirá a sua máxima aproximação ao Sol, momento no qual ficará mais visível.

Segundo o Observatório Nacional, os moradores do Nordeste já conseguem observar o cometa desde o dia 7 de abril. Mesmo assim o órgão acrescenta que não é possível atestar se o cometa poderá ser visto a olho nu. "A intensidade do brilho desses objetos podem ser imprevisíveis. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios".

“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h. A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus”, comenta o astrônomo Dr. Filipe Monteiro em nota divulgada pelo Observatório.

O profissional acrescenta que dias de Lua cheia, como a que acontece na próxima terça-feira, são piores para a observação. Isso porque o brilho do satélite dificulta a visualização de objetos astronômicos.

O 'cometa do diabo'

Essa denominação surgiu a partir de uma observação do cometa em 20 de julho de 2023, realizada pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria. Na época o astrônomo achou que o cometa estava consideravelmente mais brilhante, pois provavelmente havia sofrido alguma explosão e liberação de gás e poeira de forma inesperada que fez com que o seu brilho aumentasse bastante. Essa explosão cometeria também distorceu a coma em forma de ferradura ou chifres e, por isso, muitos meios de comunicação apelidaram o objeto de ‘Cometa do Diabo’

Entretanto, o 12P/Pons-Brooks é um cometa periódico do tipo Halley que foi descoberto pela primeira vez por Jean-Louis Pons, em 12 de julho de 1812. O seu período orbital em torno do Sol é de cerca de 71,3 anos. Cometas do tipo Halley são cometas periódicos com um período orbital entre 20 e 200 anos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/04/2024 09:05 / atualizado em 21/04/2024 14:06
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação