Música

João Gilberto e Rosinha de Valença estão entre melhores guitarristas do mundo

Ranking foi feito pela revista norte-americana 'Rolling Stone', que escolheu os 250 melhores guitarristas de todos os tempos

Revista levou em consideração álbuns e músicas, não somente performances -  (crédito: Reprodução/Facebook (João Gilberto/Rosinha de Valença) )
Revista levou em consideração álbuns e músicas, não somente performances - (crédito: Reprodução/Facebook (João Gilberto/Rosinha de Valença) )

A revista norte-americana Rolling Stone elencou os 250 melhores guitarristas de todos os tempos, como continuação a um ranking de 100 melhores guitarristas realizado pela revista em 2011. Elaborada por editores e escritores do periódico, a lista possui duas presenças brasileiras: João Gilberto, em 142º lugar, e Rosinha de Valença, em 162º.

Foram analisadas músicas e álbuns estrelados pelos guitarristas, não somente performances. "Ao fazer a lista, valorizamos o peso em vez do sabor, a sensação em vez do polimento, a invenção em vez do refinamento, os que assumem riscos e os criadores mais do que os técnicos", afirma a equipe da revista. 

João Gilberto

João Gilberto
João Gilberto foi um dos criadores da Bossa Nova. (foto: Ari Versiani/Reprodução)

Em 142º lugar entre os maiores guitarristas de todos os tempos, o estilo de João Gilberto é descrito como  elegante e enganosamente leve, pois na raiz de sua música havia a habilidade de trabalhar com padrões melódicos intrincados. "O estilo acústico de Gilberto misturava ritmos de samba e acordes de jazz, transformando imediatamente a música em seu país natal e influenciando gerações de pop e rock também", completa a revista. 

A Stone aponta Chega de saudade e Undiú como as principais produções do músico. 

Rosinha de Valença

Rosinha de valença
Um dos momentos marcantes da carreira de Rosinha foi a gravação de Asa Branca, de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira. (foto: RCA/Reprodução)

Rosinha de Valença aparece em 162ª posição na lista. Sua estreia, em 1963, é descrita como "uma revelação do timbre impecável e da técnica sem esforço no violão de Rosinha", que aprendeu a tocar de maneira autodidata. 

"Valença se mudou para o Rio de Janeiro no momento certo, conectando-se com Baden Powell e acompanhando a trágica diva Sylvia Telles em apresentações que encapsulam o clima boêmio da bossa", qualifica a revista. Entre as principais composições de Rosinha estão Tristeza em mim e Asa Branca

  • Rosinha de valença
    Um dos momentos marcantes da carreira de Rosinha foi a gravação de Asa Branca, de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira. Foto: RCA/Reprodução
  • João Gilberto
    João Gilberto foi um dos criadores da Bossa Nova. Foto: Ari Versiani/Reprodução
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 06/01/2024 15:16 / atualizado em 06/01/2024 15:16
x