Após dois adiamentos por conta dos incêndios em Los Angeles, a lista de indicados ao Oscar finalmente será revelada nesta quinta-feira (23/1). O anúncio será feito às 10h30 (horário de Brasília), e será transmitido ao vivo no Samuel Goldwyn Theatre, em Beverly Hills.
Para se tornar elegível ao Oscar, o filme deve ter sido exibido publicamente em uma sala de cinema comercial localizada em uma das seis áreas metropolitanas qualificadas dos Estados Unidos: Los Angeles, Nova York, Baía de São Francisco, Chicago, Miami e Atlanta.
As exibições durante o lançamento devem ocorrer pelo menos três vezes ao dia, com ao menos uma exibição começando entre 18h e 22h diariamente. O filme deve ser anunciado de uma maneira normal e costumeira às práticas de distribuição de filmes e pode receber avaliações de críticos de cinema. O período de elegibilidade teatral começou em 1º de janeiro de 2024 e terminou em 31 de dezembro do mesmo ano.
Primeiro ocorre a votação preliminar, que se refere apenas a certas categorias de prêmios. Nessa etapa, todos os filmes qualificados são votados para criar uma lista de 10 ou 15 filmes, dependendo de cada categoria. A votação é conduzida usando cédulas on-line.
A maioria das categorias é indicada pelos membros do ramo correspondente, ou seja, atores indicam atores, editores de filmes indicam editores de filmes, etc. No entanto, certas categorias, como longa-metragem internacional e longa-metragem de animação, têm regras especiais.
A votação das finais também é realizada de forma on-line. Nesse momento, todas as categorias do Oscar aparecem na cédula para os membros votantes. Após a apuração, apenas dois sócios têm acesso aos resultados até que os envelopes sejam abertos no dia da cerimônia.
Como acompanhar a divulgação dos indicados
A divulgação dos indicados ao Oscar ocorre nesta quinta-feira (23/1), às 10h30. O anúncio será transmitido ao vivo no Samuel Goldwyn Theatre, em Beverly Hills. Quem comanda a apresentação é Rachel Sennott e Bowen Yang.
A Academia realizará uma live em seu canal do YouTube, e os canais TNT e Max também farão uma transmissão conjunta, apresentada por Valentina Pulgarín. A live estará disponível nos perfis do YouTube da TNT Brasil e no TikTok da Max Brasil.
Chances do Brasil
Após Fernanda Torres vencer o Globo de Ouro de melhor atriz pelo trabalho em Ainda estou aqui, as expectativas para o Oscar aumentaram. A brasileira está brilhando tanto nacionalmente quanto internacionalmente, tendo o trabalho reconhecido em vários países.
A possibilidade de indicação renova a esperança de um prêmio para o Brasil, duas décadas após Fernanda Montenegro, mãe de Torres, ser indicada por Central do Brasil. Entre os nomes cotados para disputar com Fernanda estão: Demi Moore (A substância), Angelina Jolie (Maria Callas) e Kate Winslet (Lee).
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Robert Pattinson confirma participação especial
-
Diversão e Arte Projeto que reúne música, gastronomia e artesanato chega ao Paranoá
-
Diversão e Arte Post Malone lança edição limitada de Oreo
-
Diversão e Arte Bruno Mars planeja hino para celebrar sucesso de "Die With a Smile"
-
Diversão e Arte Blake Lively se manifesta após Justin Baldoni divulgar vídeo de ambos em filme
-
Diversão e Arte Anitta brilha no Lo Nuestro 2025 com sete indicações
