A influenciadora Gracyanne Barbosa foi batizada na madrugada desta segunda-feira (17/6) em um culto liderado pelo ex-candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal. Além de Gracyane, dezenas de pessoas também receberam 'o batismo das águas' durante a madrugada em uma cerimônia que mistura culto religioso e encaminhamentos motivacionais.
Em um vídeo publicado nas redes sociais de Marçal, Gracyane diz — antes da cerimônia — que receberá o batismo pois se trata do "batizado do arrependimento". Na semana passada, Gracyanne Barbosa afirmou que se tornou evangélica. Ela foi vista na igreja neopentecostal Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), presidida por Silas Malafaia.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
No vídeo publicado nas redes sociais de Pablo Marçal nas primeiras horas desta terça-feira, ele chega em um local onde várias pessoas já estão reunidas. Carros de luxo são exibidos na imagem. "É 1h da manhã, vamos batizar o povo aí", diz Marçal à pessoa que grava o vídeo. Durante o encontro, ele faz uma leitura bíblica que fala sobre o batismo nas águas e menciona o 'método IP', uma espécie de curso criado por ele para, segundo o anúncio, 'clarificar propósito e descobrir como prosperar em todas as áreas da vida'.
O curso consiste em dois dias de encontro com palestras e outras atividades e custa cerca de R$20 mil. Ao introduzir o batizado, Marçal faz uma leitura bíblica, enquanto hinos e louvores são entoados. Confira no vídeo abaixo.
O que é o Método IP?
O método IP é uma espécie de curso criado por Pablo Marçal que promete ajudar os seguidores a obter prosperidade através do desbloqueio de 'códigos mentais'. Essa atividade vem vendo amplamente divulgada pelo ex-candidato e influenciador nas redes sociais.
Marçal afirma que guia os seguidores oferecendo métodos que ajudam a 'destravar' a vida da pessoa. Pablo Marçal se apresenta como multiempresário, mentor, escritor e 'um dos patriarcas mais prósperos do Brasil'. Embora ele não se apresente mais como coach, muitas pessoas seguem atribuindo a ele essa profissão, uma vez que Marçal afirma que realiza atividades motivacionais com o intuito de guiar pessoas a conquistarem objetivos pessoais.
Pablo Marçal não é coach
A International Coaching Federation no Brasil, ressalta, em nota, que Pablo Marçal não é coach e alerta para o uso inapropriado do termo 'coach'. "A International Coaching Federation no Brasil (ICF Brasil), maior associação global de coaches, manifesta que o uso inapropriado do termo ‘coach’ prejudica fortemente toda a categoria e os profissionais sérios que atuam na área. [...] Os riscos de qualquer pessoa se intitular ‘coach’ sem condições técnicas para tanto são os mesmos de alguém se intitular, por exemplo, jornalista ou outra profissão que não possua uma estrutura verdadeiramente representativa, que cuida e garanta a boa prática profissional norteada por altos parâmetros de qualidade e ética aceitos mundialmente.”
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Longe das novelas, Claudia Raia rejeita possível retorno e explica motivo
-
Diversão e Arte Principal médico acusado por overdose de Matthew Perry vai se declarar culpado
-
Diversão e Arte Adaptação de obra de Neil Gaiman, acusado de abuso, pode não ir ao ar, diz ator
-
Diversão e Arte Sesc Gama recebe oficina gratuita de interpretação teatral
-
Diversão e Arte O noivado de Dua Lipa com Callum Turner
-
Diversão e Arte As inspirações do Nirvana para ‘Smells Like Teen Spirit’
Saiba Mais
-
Brasil Boeing da Air France que fazia voo Paris-São Paulo realiza pouso de emergência
-
Brasil Morre Hélio Delmiro, ícone do jazz brasileiro, aos 78 anos
-
Brasil Quina, Lotofácil e mais: veja os resultados das loterias desta segunda
-
Brasil Especialistas contestam uso de dados sobre redução do desmatamento no Pampa
-
Brasil As filmagens inéditas de Orson Welles em Ouro Preto encontradas por cineasta brasileira: 'Valor incalculável'
-
Brasil Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda origem da data e como funciona no Brasil
-
Brasil Mulher é presa ao chamar homem de "bicha nojenta" em shopping de SP
-
Brasil Manifestações pró-Palestina tomam cidades brasileiras neste domingo (15/6)
