DIREITO DE IMAGEM E MARCA

Sony processa Tencent por possível plágio de Horizon em Light of Motiram

Sony pede 150 mil dólares por danos a sua propriedade intelectual, além de exigir que a Tencent entregue o material já produzido para destruição

Light of Motiram pode nunca ver a luz do dia graças ao processo da Sony. -  (crédito: Divulgação/Sony PlayStation/Tencent Games)
Light of Motiram pode nunca ver a luz do dia graças ao processo da Sony. - (crédito: Divulgação/Sony PlayStation/Tencent Games)

A Sony acionou a Justiça contra a Tencent, acusando a empresa de violar direitos e marcas. "Light of Motiram é uma cópia da série de videogames Horizon”, disse a gigante japonesa na ação judicial que tramita no tribunal distrital do norte da Califórnia, nos EUA, desde a última sexta-feira (25/7).

Em 2024, os fãs já tinham apontado semelhanças demais entre Light of Motiram e Horizon. Na época,  a Tencent mostrou seu novo jogo com pessoas armadas de arcos e lanças contra animais robóticos. Fãs vieram acusar o produto como um plágio da franquia Horizon da PlayStation. O material de divulgação se assemelhou a primeira leva de conteúdo produzido pela gigante japonesa, até tendo uma personagem feminina em destaque e com o azul e o verde saltando entre as cores da arte.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/06/7175034-games-produzidos-fora-dos-eua-que-encantaram-os-fas.html


  • Alguns jogadores separaram imagens que mostram a tamanha semelhança entre os títulos.
    Alguns jogadores separaram imagens que mostram a tamanha semelhança entre os títulos. Reprodução/X

O processo demonstra que o título copia elementos visuais como o design dos inimigos metálicos, da protagonista, até o marketing são pontuados como “ilegalmente iguais”. A Sony ainda revelou que a Tencent tentou licenciar Horizon em 2024, mas acabou a proposta recusada, e na sequência, pouco tempo depois, dessa proposta anunciou Light of Motiram.  

O texto de vários sites especializados no mundo dos games foram utilizados para provar a visão da empresa, como a Kotaku, o GameRant e o TheGamer. O intuito do processo é que a obra “não confunda” fãs de Horizon para acreditarem que fazem parte da mesma série, e dessa forma querendo proibir terminantemente a Tencent de utilizar as marcas registradas da franquia e pedindo que entregue à Sony todo o material do jogo para ser destruído. O processo pede 150 mil dólares para cada infração. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Light of Motiram ainda pode ser adicionado à lista de desejos do Steam, mas segue sem uma data de lançamento.

 

  • Google Discover Icon
postado em 29/07/2025 11:02 / atualizado em 29/07/2025 11:03
x