Endividamento

75% dos brasileiros vão aproveitar Semana do Consumidor para quitar dívidas, diz Serasa

Segundo dados da Serasa, para 59% dos consumidores, pagar pendências financeiras é prioridade até a próxima sexta-feira (14/3)

Multirão Serasa - Limpa o Nome -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Multirão Serasa - Limpa o Nome - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Estimulada desde os anos 1980 como uma data para reforçar os direitos dos consumidores, a Semana do Consumir, que vai até a próxima sexta-feira (14/3), se consolidou como uma Black Friday fora da época. Geralmente o período é marcado por descontos e promoções, que se tornam obrigatórios para pagar dívidas ou contrair novas, conforme revela pesquisa encomendada pela Serasa. Segundo os dados, pelo menos 75% dos brasileiros pretendem aproveitar o período para quitar pendências financeiras.

Produzido pelo Instituto Opinion Box, o estudo acaba traçando uma radiografia do novo consumidor brasileiro, que pretende aproveitar a semana dedicada a seus direitos: seja para comprar ou limpar o nome. O principal motivador para 53% dos brasileiros realizarem alguma compra ou negociação durante esta semana são os descontos exclusivos. Além disso, 24% deles admitem ter deixado de pagar contas básicas em algum momento para aproveitar promoções e descontos. 

O levantamento mostra ainda que 34% dos consumidores conseguem se adaptar a “imprevistos ou compras que surgem ao longo do caminho” e que 85% pesquisam preços e promoções antes de realizar qualquer compra, demonstrando sensibilidade com o planejamento financeiro.

“Felizmente, promoções e descontos conquistaram espaços cativos na saúde financeira do brasileiro”, observa Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa. 

Lojas, Pix e cartão 

A pesquisa também traz os meios preferidos de fazer as compras durante esta semana. Mesmo com a digitalização, as lojas físicas continuam sendo o canal de compra favorito de 50% dos entrevistados, embora sites de e-commerce já representem 29% da preferência nacional. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Cada vez mais o Pix (29%) e o cartão de crédito (28%) se consolidam como as principais formas de pagamento, embora, o cartão de crédito parcelado venha ganhando adeptos (16,8%). 

 

Fernanda Strickland
postado em 11/03/2025 18:18 / atualizado em 11/03/2025 18:24
x