
A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) disponibilizará, pela primeira vez, o uso do VAR nas competições de base locais. A estreia do recurso será nas disputas das semifinais do Campeonato Candango Sub-20. Brasiliense, Real Brasília, Santa Maria e Sobradinho foram definidios para duelar pela taça de juniores.
O uso da ferramenta na fase decisiva foi pensado para melhorar a disputa pelo título da categoria, que dá aos finalistas vagas para a Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano.
"Decidimos utilizar o VAR nas finais sub-20 devido à grande importância da competição, que inclusive dá vaga ao maior torneio de base do Brasil e do mundo. Além disso, nós adquirimos o equipamento. Portanto, temos que dar utilidade a ele, não apenas deixar guardado apenas para o profissional", afirmou o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos.
Desejando trazer mais qualidade para a competição local, Vasconcelos, em apoio à arbitragem local, decidiu utilizar o VAR para legitimar os resultados das partidas das semifinais do Candanguinho. Em 2024, a entidade adquiriu o kit e a ferramenta foi utilizada na final do Candangão adulto.
Na semifinal do torneio, Brasiliense e Real Brasília repetem o confronto da última decisão. Do outro lado da chave, Santa Maria e Sobradinho disputam o passaporte para a finalíssima.
Os mandos de campo foram definidos de acordo com a melhor classificação na primeira fase. Brasiliense e Sobradinho decidem os duelos de volta em casa. No primeiro jogo, o Real Brasília recebe o Jacaré no Defelê, na Vila Planalto, no sábado (26/7), às 15h. No dia seguinte, Santa Maria e Sobradinho entram em campo às 10h, no Abadião, em Ceilândia.
*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes