
A Série B terá mudança importante no seu formato já a partir da edição de 2026, prevista para começar no dia 21 de março. A exemplo do que ocorre em diversos campeonatos europeus, a Segundona terá um playoff de acesso à Série A. Assim, os times que terminarem entre a terceira e a sexta colocações jogarão duas partidas extras (ida e volta) para decidir os últimos dois classificados para a elite. Enquanto o terceiro pega o sexto, o quarto enfrenta o quinto colocado.
Segundo o "UOL", a medida saiu após o Conselho Técnico da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (5/2), por 17 votos a três. Com a decisão, apenas campeão e vice garantirão vaga na Série A ao fim das 38 rodadas. Além disso, a competição não vai parar durante a disputa da Copa do Mundo, ao contrário do que ocorrerá na Série A.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Na Europa, todos os países dentre as cinco principais competições (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) contam com algum tipo de playoff. Alguns, aliás, utilizam este modelo até mesmo para definir os rebaixados da primeira divisão. São os casos de França e Alemanha.
Série B não para durante a Copa
Além disso, o Conselho Técnico também aprovou a não paralisação da Série B durante a disputa da Copa do Mundo, entre junho e julho, nos Estados Unidos, México e Canadá. O pedido, aliás, partiu dos próprios clubes, visto que a paralisação não estava prevista no calendário da CBF para a Segunda Divisão de 2026. A disputa vai de 21 de março (primeira rodada) a 28 de novembro (38ª rodada), mas pode haver mudanças para que os playoffs não sejam em dezembro.

Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes