O ano letivo de 2022 está chegando ao fim e chegou a hora de matricular crianças e jovens na escola para o próximo período letivo. A escolha da instituição de ensino que receberá seu filho é uma decisão importante. Especialistas em educação destacam quais pontos mais significativos devem ser considerados.
Ana Elisa Dumont, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe-DF), explica que a proposta pedagógica e o credenciamento são os pontos cruciais na hora de escolher a escola, independentemente do nível escolar.
"É na proposta pedagógica que você vai saber se a escola se assemelha com os valores da família, se ela segue uma linha mais tradicional ou mais construtivista", explica a gestora educacional. Já o credenciamento, que pode ser conferido no site do próprio Sinepe (sinepe-df.org) ou da Secretaria de Educação (www.educacao.df.gov.br), é o que assegura que a escola está legalmente apta para ofertar o ensino. "É ele que garante que o estabelecimento de ensino tem os itens de segurança, higiene alimentar e outras condições estruturais básicas das escolas", esclarece Ana Elisa.
A presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), Maria Helena Guimarães Castro, acrescente que o mais importante é estabelecer uma relação de diálogo forte com a escola. "Para isso, os pais precisam estar abertos a dialogar com a escola e as equipes das escolas também devem demonstrar grande interesse e compromisso em dialogar com os pais", pontua.
Opções diversas
A diretora da Maple Bear Brasília, Áurea Bartoli, avalia a escolha do colégio para os filhos como um desafio devido ao grande número de opções, com diferentes abordagens e metodologias. "Não há um só modelo de escola que se adéque para todos os estudantes, pois é preciso reconhecer quais são os anseios e as necessidades de cada um", afirma. Para ela, um dos pontos que devem ser julgados é se a escola leva em consideração a qualidade das relações, a inteligência emocional, a empatia e o cuidado com o outro.
É importante, ainda, na avaliação da diretora, a escola trabalhar o conceito de multiculturalismo. "Vemos as projeções de um mundo ainda muito globalizado, mas que reconhece a importância local, a valorização cultural e dos nossos patrimônios regionais, sendo assim, multicultural. É importante reconhecer e valorizar a nossa cultura, conhecendo e respeitando as demais, também", analisa.
Saiba Mais
-
Educação básica
Artigo: Educação infantil: escolha a qualidade
-
Educação básica
Ensino de atualidades pode ser decisivo na aprovação em vestibulares
-
Educação básica
Parceria entre família e escola é fundamental para desenvolvimento do aluno
-
Educação básica
Grupos de pais no WhatsApp: o que pode e que não pode?
-
Educação básica
Confira 9 brincadeiras para fazer em casa ou na escola com as crianças
-
Educação básica
Ensino de artes incentiva protagonismo de estudantes
-
Educação básica
Maria Helena Guimarães: Educação é política mais importante para mudar o Brasil
-
Educação básica
Implementação da BNCC na educação infantil está praticamente concluída
-
Educação básica
Educação financeira: veja dicas de como tratar o tema em sala de aula
-
Educação básica
Ensino bilíngue ajuda a aprender segundo indioma de maneira natural
-
Educação básica
Educação 5.0: chegou a vez das habilidades socioemocionais
-
Educação básica
Entenda o que é educação 5.0 e a importância de habilidades socioemocionais
-
Educação básica
Tecnologia: mudanças que ocorreram na pandemia vieram para ficar
-
Educação básica
Confira técnicas de meditação e relaxamento para usar em casa e na escola
-
Educação básica
Saiba o que levar em consideração para escolher a escola do seu filho
-
Educação básica
Projeto Cãoterapia ajuda estudantes a lidar com estresse no Gama
-
Educação básica
Pandemia: alternativas para acolhimento de alunos e professores nas escolas
-
Educação básica
Valores da família devem ser levados em consideração na escolha da escola
-
Educação básica
Ensino médio é momento de escolhas e suporte da escola se torna fundamental
-
Educação básica
Base Nacional é considerada chave para garantir direito à educação
-
Educação básica
Base Nacional Comum Curricular faz ponte com tecnologias, dizem educadores
Fique de olho
Confira os pontos importantes a serem considerados na decisão:
Diálogo aberto
Os pais e a escola devem estar abertos a dialogarem entre si. "Esse diálogo permanente entre a equipe da escola e as famílias que estão chegando com as crianças é fundamental para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, mais equitativa e, principalmente, de mais qualidade", explica Maria Helena Guimarães, da Abave.
Proposta curricular
Saber como a escola vai desenvolver o currículo, quais os materiais pedagógicos, se está usando ou não as tecnologias, que tipo de acesso os alunos terão às tecnologias, como se dá o aprendizado da língua estrangeira, e se vai trabalhar todos os componentes curriculares, reforça Maria Helena.
Credenciamento
Saber se a escola está cadastrada junto à Secretaria de Educação, se organiza e desenvolve o currículo, se segue a legislação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, perguntar se está olhando para as avaliações nacionais e internacionais e se os professores são bem formados.
Proposta pedagógica
Essa proposta reflete a identidade da escola, sua missão e seus valores. "Vale a pena considerar se os valores da escola estão alinhados com as expectativas da família", sugere Áurea Bartoli, do Maple Bear (leia mais na página 10).
Tecnologia e inteligência emocional
As novas tecnologias são grandes aliadas na educação, com o poder de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, mas é necessário também ter a tecnologia além dos dispositivos e saber como a instituição trabalha a inteligência emocional, lidando com ansiedade, insegurança e dificuldade de concentração.
Segundo idioma
Muito se tem falado sobre a quebra da barreira da língua estrangeira, entendendo que, com tanta tecnologia, os estudantes têm acesso a múltiplas linguagens e línguas, avalia Áurea Bartoli. Por essa razão, a oferta de ensino de uma língua estrangeira deve ser considerada.
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica
Educação básica