O Recife deu um passo histórico na educação infantil com a inauguração da Creche Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, no Parque Aeroclube, nesta quarta-feira (1º/4). A cerimônia marcou mais do que a abertura de uma unidade: simboliza o cumprimento da meta de triplicar o número de vagas em creches desde 2020, consolidando um avanço significativo no acesso à educação para crianças de 0 a 3 anos, segundo a Prefeitura.
O nome foi escolhido em homenagem ao neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O menino morreu aos 7 anos, vítima de uma infecção bacteriana, em Santo André (SP), período em que Lula estava preso em Curitiba (PR). Durante a detenção, Arthur chegou a visitar o avô duas vezes na carceragem da Polícia Federal. Para estar presente no velório, o então ex-presidente precisou de autorização judicial.
Além da homenagem no nome, a unidade também carrega a memória de Arthur em sua própria estrutura. A fachada foi transformada em um memorial visual pelo artista Caju, que criou um painel de grafite com o rosto do menino. A obra integra o programa Colorindo o Recife, do Gabinete de Inovação Urbana, conectando a arquitetura da escola à identidade e à história da comunidade local.
Conforme a Prefeitura de Recife, em 2020, a rede municipal contava com 6.439 vagas. Hoje, com a entrega da nova creche, a cidade já ultrapassa 19 mil oportunidades de atendimento, beneficiando famílias e fortalecendo políticas públicas voltadas à primeira infância.
O prefeito João Campos destacou durante a inauguração a importância de transformar espaços públicos e ampliar o acesso à cidadania: “Nós estamos realizando um sonho para a cidade do Recife. Antes essa área não tinha nenhuma serventia pública, mas hoje nós vemos o maior complexo de cidadania do Recife sendo construído no antigo Aeroclube e sendo inaugurado. A gente hoje tem os 600 apartamentos entregues, o Compaz Lêda Alves, a primeira e a segunda etapas do Parque Eduardo Campos, que será aberta amanhã, a creche, a USF Guilherme Robalinho. Tudo isso mostra o nosso compromisso de fazer o que deve ser feito e trazer mais vida para a população do Recife”.
A nova creche recebeu investimento de R$ 6 milhões e integra a política de expansão e qualificação da infraestrutura da rede municipal. Com 1.597,69 m² de área construída em terreno de 2.356,03 m², a unidade possui dois pavimentos conectados por rampas e escadas, garantindo acessibilidade em todos os ambientes.
O espaço pedagógico conta com 12 salas de aula — 10 para educação infantil e 2 para berçários — além de sala multiuso e sala de recursos multifuncionais. A infraestrutura inclui ainda secretaria, diretoria, coordenação, sala de professores, cozinha, lavanderia, depósitos e vestiários para funcionários. No total, a creche possui seis baterias de banheiros para estudantes e quatro para administração e docentes, incluindo opções acessíveis para pessoas com deficiência.
A creche terá capacidade para 242 crianças, distribuídas entre berçário e grupos I, II e III, ampliando significativamente a oferta na Zona Sul da cidade e garantindo acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.
O crescimento da rede de creches é fruto do programa Infância na Creche, lançado em 2021 como política estruturante para a primeira infância. A iniciativa busca ampliar o acesso, qualificar os espaços físicos e fortalecer as práticas pedagógicas, estabelecendo um novo padrão de atendimento na cidade.
“Eu tive o compromisso de duplicar as vagas de creche no meu primeiro mandato como prefeito do Recife e agora nós estamos entregando o triplo de vagas. Em 2021, existiam 6.439 vagas de creche e hoje, com a entrega da Creche Arthur Araújo Lula da Silva, temos 19.418 vagas. É assim que nós trabalhamos, construindo o futuro desde os pequenos, trazendo transformação para a cidade e crescendo lado a lado com a educação”, afirmou Campos.
Saiba Mais
Brasil
Motorista morre em batida frontal violenta em rodovia mineira
Brasil
Operação prende liderança do TCP dentro de centro religioso no Rio
Brasil
Cenipa investiga causas da queda de helicóptero no mar da Barra da Tijuca
Brasil
Carga milionária de canetas emagrecedoras e iPhones é apreendida
Brasil
Homem leva a mulher para passear e é preso com submetralhadoras
Brasil
Atiradores matam homem dentro de carro e fogem de moto
Brasil
"Vou atirar em todo mundo": academia fecha após receber ameaça
Brasil
Menino de 3 anos é deixado sozinho em casa com drogas
Brasil
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 10 milhões