EDUCAÇÃO

Lula anuncia 100 novos institutos federais e quer 1.000 até 2026

Com os institutos anunciados nesta terça (12/3), serão mais de 700 espalhados pelo país

Victor Correia
postado em 12/03/2024 12:32 / atualizado em 12/03/2024 15:48
O anúncio ocorreu em evento no Palácio do Planalto -  (crédito: Ricardo Stuckert / PR )
O anúncio ocorreu em evento no Palácio do Planalto - (crédito: Ricardo Stuckert / PR )
int(6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12/3) a construção de 100 novos institutos federais no país. Segundo ele, o objetivo é chegar à marca de 1.000 institutos até o fim de seu mandato, em 2026.

O anúncio ocorreu em evento no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, entre outras autoridades.

“Estamos perto, e eu não sei porque a gente não pode pensar em marcar 1.000 institutos técnicos”, discursou Lula. Com as novas inaugurações, serão mais de 700 no país. Os institutos oferecem desde educação técnica até graduação e pós-graduação, especialmente para alunos de menor renda. Atualmente, são 1,4 milhão de matriculados.

Lula também voltou a rebater críticas sobre o gasto do governo. “Dinheiro para educação é o mais importante investimento que um país pode fazer”, enfatizou.

Ele também destacou o programa Pé-de-meia, criado pelo Ministério da Educação para reter alunos na rede pública de ensino, mediante o pagamento de uma bolsa atrelada à conclusão do ensino médio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação