
Três pessoas morreram na enchente que atingiu a vila Ruidoso, no Novo México (EUA), na terça-feira (9/7). Segundo o governo local, as vítimas são um homem de 40 a 50 anos, e duas crianças, de 4 e 7 anos. "Eles foram carregados rio abaixo durante a enchente catastrófica que fez o Rio Ruidoso atingir um nível recorde de 6 metros – 1,5 metro a mais que o recorde anterior", diz um comunicado.
Muitas pessoas ficaram ilhadas devido ao aumento das águas e várias casas sofreram danos — sendo que uma dela chegou a ser arrastada. O Serviço Meteorológico Nacional declarou emergência por causa das inundações em Ruidoso. "Nossos corações estão partidos pelas famílias que perderam seus entes queridos nesta terrível tragédia. Toda a vila de Ruidoso expressa nossa mais profunda solidariedade e compaixão a essas famílias enlutadas neste momento inimaginavelmente difícil. Estamos unidos em nossa tristeza e em nosso compromisso de apoiar uns aos outros enquanto enfrentamos juntos esta perda devastadora", disse a prefeita Lynn Crawford.
A governadora do Novo México, Michelle Latjan Grisham, assinou uma solicitação de declaração de emergência para enviar equipes de resposta federais e recursos de reparo para Ruidoso imediatamente. Estamos encorajados que recursos federais adicionais já estão a caminho. "Vimos o Texas receber os recursos federais de que precisava desesperadamente e Ruidoso merece a mesma resposta urgente", citou a governadora.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Texas
Mais de 160 pessoas estão desaparecidas no estado americano do Texas, após as enchentes do fim de semana. Segundo as autoridades, 109 pessoas morreram. Kerr foi o condado mais afetado, com 94 mortos, entre eles 27 meninas e monitores que estavam em um acampamento de verão às margens do rio Guadalupe.
Ben Baker, membro da guarda-florestal do Texas, explicou que os trabalhos de busca e resgate com helicópteros, drones e cães são difíceis devido à água e à lama: "Quando tentamos resgatar os corpos, essas grandes pilhas [de escombros] podem ser muito obstrutivas, e adentrá-las é muito perigoso", frisou.
Com informações da AFP*
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo