O ex-senador Rodrigo Pacheco tomou posse como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (30/9), em uma cerimônia restrita a convidados. Ele passa a ocupar a vaga deixada por Bruno Dantas, que renunciou ao cargo no fim de agosto.
Durante seu primeiro pronunciamento na Corte, ele defendeu o diálogo como instrumento de fortalecimento das instituições e afirmou que a população espera probidade e respeito à lei daqueles que integram o Estado.
“Acredito que o diálogo institucional não enfraquece as instituições, ele as fortalece. O cidadão brasileiro espera do Estado probidade e respeito à lei”, disse.
Ainda durante o discurso, Pacheco reconheceu a responsabilidade do novo cargo que assume e destacou a importância do controle externo na proteção dos recursos públicos e na avaliação das políticas públicas.
Ao tomar a palavra, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, destacou a experiência acumulada por Pacheco no Legislativo, que já atuou como presidente do Senado Federal entre 2021 e 2025.
- Leia também: Indicação de Pacheco ao TCU tem aval do governo Lula
“A experiência parlamentar dá uma compreensão muito concreta sobre como as decisões públicas são construídas, sobre as dificuldades da execução das políticas públicas e sobre o funcionamento das relações entre Poderes”, afirmou.
Convidados
A posse ocorre em meio à crise no Supremo Tribunal Federal (STF) e contou com a presença de magistrados da Corte. Participaram da cerimônia os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Kassio Nunes Marques, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os tribunais têm se dividido sobre como conduzir análises de decisões cruzadas e investigações, gerando choques sobre a competência e o julgamento conjunto ou separado de casos de grande repercussão.
Também participaram da cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além da procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva.
Saiba Mais
-
Política Lula não participará de debate da Globo nesta quinta-feira
-
Política Lula acompanhará apuração das urnas em São Paulo neste domingo
-
Política Desenrola 3 deve comprar R$ 157 bilhões em dívidas, afirma Lula
-
Política Em entrevista, Lula relaciona endividamento das famílias ao avanço das bets
-
Política Lula reforça meta de aprovar fim da escala 6x1 no Senado ainda neste ano
-
Política Vorcaro pede para votar e tem título transferido para a Papuda
