Cacapcitação

Período de inscrições para o Qualifica-DF acabam no domingo (3/4)

Programa oferece 50 cursos profissionalizantes gratuitos para moradores do Distrito Federal. Agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática estão entre as áreas de ocupações profissionais oferecidas

Correio Braziliense
postado em 31/03/2022 10:26 / atualizado em 31/03/2022 10:37
Vagas nos cursos serão sorteadas e dão direito a capacitação em várias áreas -  (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)
Vagas nos cursos serão sorteadas e dão direito a capacitação em várias áreas - (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)

Com inscrições até o próximo domingo (3/4) pelo site da Secretaria de Trabalho, o programa Qualifica DF oferece cursos profissionalizantes gratuitos para moradores do Distrito Federal. Neste ano, serão ofertadas 24,3 mil vagas, sendo que 12,15 mil estão disponíveis para matrícula. O restante das vagas será oferecido na segunda etapa, prevista para ser aberta em julho.

Agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática estão entre as áreas de ocupações profissionais oferecidas. São 50 cursos e a escolha pelas profissões para capacitação foi feita a partir de uma análise da pasta em relação às vagas que mais aparecem no banco de intermediação das 14 agências do trabalhador.

As atividades ocorrerão em oito regiões administrativas: Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Sobradinho II e Plano Piloto. Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular no país, moradores do DF com idade mínima de 16 anos e escolaridade compatível com o curso desejado.

As inscrições podem ser feitas no site da pasta. Quem precisar de auxílio pode ir até uma agência do trabalhador para ser atendido entre as 8h e as 17h. Os inscritos participarão de um sorteio eletrônico que vai definir quem fica com as vagas. O resultado será divulgado no site da Secretaria de Trabalho. Ao final da qualificação, os alunos entram no banco de intermediação de vagas da pasta.

Oportunidade

Entre as ocupações que chamaram a atenção na lista estão as profissões relativas ao mercado de pet shop. “Tivemos um aumento de 50% na arrecadação desse segmento de pet na pandemia e não tem pessoas para trabalhar. Existe essa demanda de formação de mão de obra”, explica o secretário de Trabalho, Thales Mendes. Por isso, o Qualifica DF tem 200 vagas para a capacitação de cuidador, atendente de pet shop, tosador e banhista de animais no Plano Piloto.

Moradora de Planaltina, Betânia Alves Rocha, 42 anos, é uma das inscritas no Qualifica DF 2022. Ela ficou sabendo da oportunidade em um anúncio no Instagram da secretaria e se inscreveu para o curso de camareira, que tem 150 vagas no Plano Piloto. “Quero muito ter conhecimento nessa área. Acho legal o fato de você organizar, higienizar e cuidar de um ambiente”, conta.

Betânia está na expectativa para ser uma das sorteadas para o curso. “Creio que possa me ajudar bastante. Hoje, para tudo é preciso ter alguma experiência, qualificação. Vou me empenhar e me dedicar ao máximo”, completa.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação