IGREJA CATÓLICA

Arcebispo pede para o papa Leão XIV visitar Brasília: "Povo vivo"

Reunião teve duração de cerca de 40 minutos. Na ocasião, foram abordados diversos temas, incluindo projetos da Arquidiocese de Brasília, a situação atual do Brasil, o contexto da Igreja no país e o cenário mundial

Foi a primeira audiência privada do cardeal brasileiro com o papa, desde o início do pontificado, em maio -  (crédito: Divulgação/Arquidiocese de Brasília)
Foi a primeira audiência privada do cardeal brasileiro com o papa, desde o início do pontificado, em maio - (crédito: Divulgação/Arquidiocese de Brasília)

Em encontro com o papa Leão XIV no Vaticano, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, reforçou o convite ao pontífice para visitar o Brasil e sugeriu que, durante a viagem, passe pela capital federal. Para o arcecispo a vista à Brasília seria importante não apenas para se encontrar autoridades dos Três Poderes, mas também conhecer “aquela Igreja bonita que existe em Brasília, um povo vivo, uma Igreja viva, participativa, bonita".

  • Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Durante o encontro, foram abordados diversos temas, incluindo projetos da Arquidiocese de Brasília, a situação atual do Brasil, o contexto da Igreja no país e o cenário mundial. “Coloquei as coisas diante dele com verdade, e também senti a verdade do que ele pensa, para a Igreja e mesmo os encaminhamentos para a vida da diocese”, disse o arcebispo em entrevista à rádio Vatican News.

O cardeal ressaltou ainda que a experiência anterior do papa como prefeito do Dicastério para os Bispos contribuiu para sua compreensão profunda da realidade latino-americana, inclusive das particularidades regionais do Brasil. “É um homem muito antenado, muito lúcido. É quando você percebe que ele tem a realidade nas mãos”, observou.

Essa foi a primeira audiência privada do cardeal brasileiro com o papa, desde a eleição em maio, apesar de eles terem se encontrado em alguns momentos depois do conclave. A reunião teve duração de cerca de 40 minutos.


Além de Paulo Cezar, o papa recebeu Andrés Gabriel Ferrada Moreira, secretário do Dicastério para o Clero; Antonio Santarsiero Rosa, bispo de Huacho (Peru); o padre Roberto Pasolini e o Colégio de Escritores da revista La Civiltà Cattolica, que completou 175 anos.

  • Google Discover Icon
postado em 26/09/2025 12:18 / atualizado em 26/09/2025 12:20
x