Começou nesse domingo (16/11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o 10º Congresso Internacional Free Mind, que traz ao Distrito Federal alguns dos maiores nomes da medicina, psicologia, psiquiatria, neurologia e outras áreas ligadas à saúde e ao comportamento humano. Com entrada gratuita, o evento é voltado para estudantes, profissionais de saúde e o público interessado em compreender os desafios contemporâneos relacionados aos vícios comportamentais e químicos.
Ao longo da semana, diversos debates temáticos serão realizados, com o objetivo de analisar, à luz da ciência e da experiência internacional, como novos hábitos e substâncias estão impactando a sociedade — especialmente os jovens.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Abrindo a programação de debates da semana, especialistas brasileiros e estrangeiros apresentaram estudos sobre o uso crescente de cigarros eletrônicos entre adolescentes. O painel discutiu como a indústria tem reiniciado estratégias de marketing para atrair novos consumidores, reinventando a forma de consumo da nicotina. Foram destacados os danos à saúde decorrentes do uso desses dispositivos e apresentados caminhos para prevenção.
Participaram do debate pesquisadores da USP, psiquiatras, neurologistas e psicólogos, que alertaram que a juventude é o novo alvo da indústria do tabaco — agora estilizada em versões eletrônicas e com aromas atrativos.
Leia também: Esplanada terá evento católico com Teló, Rosa de Saron e Fafá de Belém
Na manhã desta terça-feira (18/11), especialistas de diversas áreas se reunirão para debater o tema da legalização das drogas. As apresentações trarão experiências de outros países que adotaram políticas mais liberais, pareceres científicos que analisam impactos na saúde pública e riscos sociais, e discussões sobre a proteção dos jovens nesse cenário.
O painel destaca a complexidade do tema, pontuando desde questões de segurança pública até modelos educativos e estratégias de redução de danos.
Leia também: Salão de Arte Contemporânea, em Formosa, valoriza cultura de Goiás
Encerrando a programação do dia, o painel Tratamento da dependência química e dos vícios comportamentais reúne pesquisadores brasileiros que apresentarão estudos sobre a eficácia de tratamentos integrados para dependência química e vícios comportamentais. Foram abordadas terapias científicas, abordagens que envolvem espiritualidade e tecnologia, além de práticas integrativas.
Entre os convidados está Frederico Garcia, médico da USP, conhecido por seu trabalho na criação de uma vacina para tratamento da dependência em cocaína e crack.
Leia também: Vídeo: chuva de granizo surpreende moradores do Guará nesta segunda
Diante da crescente popularidade dos sites de apostas no Brasil e dos riscos associados, o congresso também traz um debate dedicado à compulsão por jogos eletrônicos. Psiquiatras e psicólogos especializados irão abordar os fatores de risco, o perfil psicológico dos apostadores, formas de prevenção e tratamentos.
Entre os participantes está Hermano Tavares, coordenador do Programa Ambulatorial do Jogo da USP, referência nacional no tratamento de jogadores compulsivos.
Saiba Mais
-
Cidades DF Dedicada a bebês prematuros, corrida no Parque mobiliza quase 250 pessoas
-
Cidades DF Colisão entre motocicletas deixa dois feridos no Recanto das Emas
-
Cidades DF Detran realiza ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
-
Cidades DF Girl Power: 6 mil mulheres lotam o Eixão do Lazer em corrida feminina
-
Cidades DF Homem é preso com drogas e balança de precisão no Sol Nascente
