Natal Sinfônico

Música clássica encanta na Esplanada nesta quinta-feira (18/12)

Com um repertório de obras natalinas e eruditas, o concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional promete emocionar os espectadores. Será 'uma mensagem de paz", destaca o maestro Cláudio Cohen

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro leva clássicos natalinos no tradicional projeto natalino, no centro da capital -  (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro leva clássicos natalinos no tradicional projeto natalino, no centro da capital - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O público que pretende aproveitar as atrações do Nosso Natal 2025, na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (18/12), será agraciado com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), a grande protagonista do Natal Sinfônico. Com um repertório de obras natalinas e clássicas, o concerto, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, promete emocionar os espectadores.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Os concertos de Natal são uma tradição da orquestra desde a fundação, pelo maestro e compositor Claudio Santoro, conforme destaca Cláudio Cohen. "A expectativa é de levar ao público uma mensagem de confraternização, paz e alegria por meio da música de alta performance. Poder participar da vida do cidadão brasiliense, neste momento comemorativo, é motivo de grande satisfação e orgulho", ressaltou. 

Os espectadores poderão ouvir composições de autores renomados, como Leroy Anderson, Tchaikovsky, Johann Strauss, Claude Debussy, Ennio Morricone, John Williams e Ludwig van Beethoven. As peças selecionadas visam celebrar o espírito natalino e as grandes tradições da música clássica, a fim de criar uma atmosfera de magia e encanto para as festividades de fim de ano.

Conexão

Poder se apresentar na Esplanada dos Ministérios, local icônico e central de Brasília, traz, para os músicos da OSTNCS a sensação de pertencimento e conexão, segundo Cohen. "A música certamente agrega muito valor a esse momento, sobretudo no caso da sinfônica e sua multiplicidade instrumental", comenta o maestro. Nesta edição do Natal Sinfônico, a Orquestra contará com 50 músicos, de cordas, sopros e percussão.

Para Lilian Raiol, violinista da orquestra há 20 anos e spalla, a experiência de tocar no projeto é sempre gratificante, independentemente das condições climáticas. "Toquei no Nosso Natal dos últimos anos e é verdadeiramente especial. Lembro que, no ano passado, tocamos debaixo de chuva e, mesmo assim, as pessoas compareceram e curtiram. Foi emocionante", relembra.

 

Lilian Raiol, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, diz estar ansiosa para as apresentações do Natal Sinfônico
Lilian Raiol, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, diz estar ansiosa para as apresentações do Natal Sinfônico (foto: Jhey Pi/Divulgação)

Além do rigor técnico, o evento se destaca pelo caráter inclusivo e pela quebra de formalidades típicas dos teatros. Lilian ressalta que o formato ao ar livre permite uma aproximação maior com a comunidade, tornando-se o programa ideal para o lazer familiar.

"Quero levar a minha família; é uma ótima oportunidade, pois as crianças ficam à vontade, podem correr e brincar com total liberdade. É um ambiente fora dos protocolos de uma sala de concerto, um espaço democrático para todo tipo de público, por isso, esse tipo de apresentação é tão importante", afirma a spalla, violinista principal.

A entrada é gratuita, e a expectativa é de que o evento atraia milhares de pessoas, unindo a magia do Natal à grandiosidade da música clássica. O Natal Sinfônico é uma das principais atrações do Nosso Natal 2025, evento que, neste ano, promete ser uma das maiores comemorações natalinas da história do Distrito Federal.

Circuito natalino

O Nosso Natal 2025 consolidou-se como o maior circuito natalino gratuito do DF. O complexo funciona diariamente das 17h às 23h (exceto dias 24 e 31/12) e conta com uma estrutura que inclui uma pista de patinação no gelo de 240 m², roda-gigante, carrossel e um palco para 260 atrações gratuitas. Embora o público total consolidado só seja divulgado após o encerramento em 4 de janeiro, a organização projetou o evento para receber até 30 mil pessoas. A expectativa do GDF é movimentar cerca de R$ 45 milhões na economia local.

Serviço

Natal Sinfônico

Orquestra Sinfônica do TNCS - Maestro Cláudio Cohen

Obras Clássicas e Natalinas

Local: Esplanada Dos Ministérios - Nosso Natal 2025

Dia: quinta-feira (18), às 20 horas e domingo (21), às 19 horas

 

 

Serviço

Natal Sinfônico

» Orquestra Sinfônica do TNCS - Maestro Cláudio Cohen

» Obras Clássicas e Natalinas

» Local: Esplanada Dos Ministérios - Nosso Natal 2025

» Dia: quinta-feira (18), às 20h e domingo (21), às 19h

  • Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos natalinos à Esplanada dos Ministérios
    Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos natalinos à Esplanada dos Ministérios Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos natalinos à Esplanada dos Ministérios
    Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos natalinos à Esplanada dos Ministérios Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Lilian Raiol, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, diz estar ansiosa para as apresentações do Natal Sinfônico
    Lilian Raiol, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, diz estar ansiosa para as apresentações do Natal Sinfônico Foto: Jhey Pi/Divulgação
  • Google Discover Icon
postado em 18/12/2025 04:00
x