DEBATE COM AUTORIDADES

Brasília recebe conferência internacional sobre "Clima e Soberania"

2ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima ocorre em 4 e 5 de novembro, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD)

A Escola Superior de defesa, local onde será realizada a 2ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, com o tema
A Escola Superior de defesa, local onde será realizada a 2ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, com o tema "Segurança, Clima e Meio Ambiente: uma convergência estratégica" - (crédito: Reprodução / Google Maps)

Em 4 e 5 de novembro, Brasília recebe a 2ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, com o tema "Segurança, Clima e Meio Ambiente: uma convergência estratégica". O evento, promovido pelo Centro Soberania e Clima, ocorre das 9h às 17h30, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), no bairro Jardim Botânico. Contará com formato híbrido e com participação gratuita, mediante inscrição prévia pelo site do evento.

De acordo com a organização, a conferência internacional debaterá "desafios para a segurança e a soberania do Brasil", assim como mudanças climáticas, o crime organizado e os minerais críticos. O debate reunirá autoridades civis e militares, pesquisadores, especialistas e representantes de instituições públicas e da sociedade civil do Brasil e do exterior

Fique por dentro das notícias que importam para você!

"As mudanças climáticas já não podem ser tratadas apenas como uma questão ambiental. Eventos extremos, insegurança energética e hídrica, pressão sobre recursos naturais, transição para uma economia de baixo carbono e avanço de atividades ilícitas sobre territórios estão criando novos desafios para a segurança dos países e colocando a Amazônia no centro de disputas econômicas e geopolíticas", ressaltou a organização. 

"A 1ª Conferência mostrou que é possível reunir, em diálogo franco, plural e democrático, civis e militares, academia e sociedade civil para tratar de temas de soberania e clima que raramente são debatidos em conjunto, e a convergência que identificamos ali mudou o patamar de incidência do Centro. Esta segunda edição parte dessa base para aprofundar um debate crítico e plural, capaz de se transformar em recomendações concretas para as políticas públicas do país”, destacou a diretora executiva do Centro Soberania e Clima, Mariana Nascimento Plum, via assessoria de imprensa. 

A programação será organizada em quatro painéis, responsáveis por tratar de diferentes dimensões entre segurança, clima e meio ambiente. Ainda está incluída a conversa "Conexões para Convergir", que reunirá convidados da academia e de instituições públicas, civis e militares. 

Serviço

2ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima — “Segurança, Clima e Meio Ambiente: uma convergência estratégica”

  • Quando: dias 4 e 5 de novembro de 2026, das 9h às 17h30 
  • Onde: Auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), Brasília/DF
  • Inscrições e informações: soberaniaeclima.org.br/conferencia-2026

 

  • Google Discover Icon
postado em 19/10/2026 19:03
x