Artes plásticas

Exposição ‘Vidas bordadas no tempo’ resgata história de Ceilândia

Abertura da primeira mostra individual da artista brasiliense Tainha ocorre nesta sexta-feira (11/7), às 19h, na Galeria Risofloras (Praça do Cidadão)

"Vidas bordadas no tempo" fica em cartaz até 9 de agosto - (crédito: Acervo pessoal/Tainha)

“Na força dos rostos, nas tramas dos tecidos e nos azulejos bordados que remetem às casas e muros do cotidiano.” Segundo Tainha, essas foram maneiras de representar Ceilândia nas 32 obras da exposição Vidas bordadas no tempo, que abre nesta sexta-feira (11/7), às 19h, na Galeria Risofloras. Localizada na cidade que inspirou o trabalho, o espaço recebe, até 9 de agosto, a primeira mostra individual da artista brasiliense que começou no grafite. A entrada é gratuita.

Leia também: Benny Blanco se abre sobre amor com Selena Gomez e TOC

A construção de Ceilândia é retratada da perspectiva de alguém que não habita, mas está incorporada ao lugar por meio da arte em murais. “É um território de referência política, onde as pessoas que construíram Brasília foram marginalizadas e criaram essa malha diversa e coletiva”, afirma Tainha.

Leia também: "Ghost of Yotei" recebe nova prévia mostrando jogabilidade e novidades

Um desses elementos da diversidade de Ceilândia é o hip hop, que, em Vidas bordadas, compõe uma “linguagem urbana”. “Minha paixão pelo grafite aparece na escolha dos formatos grandes e na intenção de ocupar o espaço como quem marca presença com afeto e memória”, ressalta Tainha. Para a curadora Monique Andrade, essas características aproximam o espectador. “Cada pintura tem sua história, seu personagem e vivências retratadas”, relata.

Leia também:SWAG: Justin Bieber lança novo disco e supreende fãs com faixas sobre casamento

Além de pinturas, a exposição conta com bordados e instalações interativas. Ao misturar formatos, a intenção é provocar pausa e reflexão. “Quero que o público sinta que há ali um tempo acumulado, camadas de histórias, e reverência àquelas vidas que muitas vezes passam invisíveis”, diz Tainha.

Serviço

Vidas bordadas no tempo

De Tainha. Abertura nesta sexta-feira (11/7), às 19h, na Galeria Risofloras (Praça do Cidadão - St. M EQNM 18/20 - Ceilândia/DF). Visitação até 9 de agosto. Entrada é gratuita.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

  • Google Discover Icon
JP
postado em 11/07/2025 17:40 / atualizado em 11/07/2025 17:40
x