POLÊMICA

"Meus genes são azuis": campanha com Sydney Sweeney é acusada de racismo e eugenia

Atriz sensualiza em vídeo da American Eagle que brinca com as palavras "jeans" e "genes"; crítica aponta idealização do corpo branco, hipersexualização e referências ao discurso eugênico associado ao nazismo

Sydney Sweeney é acusada de racismo, eugenia e objetificação feminina em campanha de jeans 
 -  (crédito: Divulgação /American Eagle)
Sydney Sweeney é acusada de racismo, eugenia e objetificação feminina em campanha de jeans - (crédito: Divulgação /American Eagle)

Conhecida por interpretar Cassie Howard em Euphoria, a atriz atriz Sydney Sweeney se envolveu em mais uma polêmica ao estrelar uma campanha publicitária da marca American Eagle. Em poses sensuais, Sweeney brinca com a sonoridade das palavras “jeans” e “genes” — o que gerou críticas por supostas promoções de objetificação feminina, racismo e eugenismo. 

A campanha “Sydney Sweeney Has Great Jeans” (“Sydney Sweeney Tem Ótimos Jeans”, em tradução livre) foi intitulada pelo diretor de marketing da marca, Craig Brommers, como uma das maiores parcerias de todos os tempos, sendo divulgada em peso. No entanto, a associação dos os olhos azuis, cabelos loiros e corpo magro de Sweeney como um ideal genético não foi bem recebida pelo público. 

O trocadilho entre “jeans” e “genes” dá a entender que a atriz tem genes ótimos. Implica-se, portanto, que aqueles que não carregam características genéticas similares às da atriz têm genes ruins. 

Muitos internautas associaram a semelhança entre as palavras e o contexto da campanha à eugenia — teoria pseudocientífica que pregava a ‘melhoria genética’ da população e teve forte influência no ideário nazista. Durante o regime de Hitler, o perfil ariano (branco, de olhos azuis e sem deficiência) era exaltado, enquanto aqueles que não se encaixavam nesse perfil eram sistematicamente assassinados.

Sweeney comenta na campanha que os “genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos”. “Meus genes são azuis", diz. O azul pode ser interpretado tanto como a cor de seus olhos, quanto a dos jeans — além da expressão racista “sangue azul”, que referenciava brancos nobres da Idade Média. 

Soma-se a controvérsia uma teoria de que o vídeo referencia uma publicidade da Calvin Klein dos anos 1980. Protagonizado por Brooke Shields, que tinha 15 anos na época, o vídeo destacava a adolescente de forma sensual enquanto falava sobre genética. "O segredo da vida está oculto no código genético. Os genes são fundamentais para determinar as características de um indivíduo e transmiti-las à geração seguinte", ela afirmava. 

Além disso, a atriz também foi criticada por objetificação e erotização feminina na venda de produtos. No vídeo, ela aparece fazendo caras provocativas e destacando a silhueta, o que não refletiu positivamente para a imagem da American Eagle. A empresa foi acusada de uma hipersexualização desnecessária e de ceder ao "male gaze” (olhar masculino), ao invés de focar no seu público principal: as mulheres da Geração Z.

Sydney Sweeney exibe poses sensuais enquanto fala sobre genes para campanha de jeans
Sydney Sweeney exibe poses sensuais enquanto fala sobre genes para campanha de jeans (foto: Divulgação /American Eagle)

Alguns artistas, como a cantora Doja Cat e a comediante Caroline Baniewicz, zombaram de Sweeney nas redes sociais. Embora muitos internautas tenham criticado a ação, as vendas da marca cresceram em 10% após a campanha, rendendo cerca de 200 milhões de dólares a American Eagle, segundo a Vanity Fair

Sweeney já se envolveu em diversas polêmicas no universo das celebridades. Entre elas, a venda de uma garrafa com a água em que supostamente teria se banhado; a publicação de fotos ao lado de familiares usando roupas associadas ao apoio a Donald Trump e à supremacia branca; além da frequente sexualização a que é submetida nos papéis que interpreta.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 30/07/2025 13:16 / atualizado em 30/07/2025 13:16
x