
Lucas Maia*
As escolas da rede pública do Distrito Federal recebem a partir de segunda (20/10), até quinta-feira (23/10), a programação do projeto ‘Folguedos Caipiras’. A iniciativa apresenta para os estudantes músicas, tradições e costumes, que reforçam a riqueza da cultura nacional. Instituições de ensino de diferentes regiões recebem o espetáculo, Gama (CED Gesner Teixeira), Plano Piloto (EC 115 e CEEDV), Brazlândia (Incra 8), Ceilândia (CEM 12) e Sobradinho (EC Santa Helena).
Leia também: Espetáculo 'Nébula' será apresentado neste fim de semana no CCBB
Nesta edição, o espetáculo está estruturado em cinco capítulos, onde cada um representa uma das regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Marcello Linhos, um dos artistas do grupo, explica como será contada a cultura de cada região. “Nesta temporada, vamos contar a diversidade cultural do Brasil, trazendo músicas e histórias de cada região para que crianças, adolescentes e professores se reconheçam e sintam orgulho de suas origens”, diz.
Leia também: Representantes de museus discutem parcerias em seminário no Sesi Lab
Um dos músicos do projeto, Marcelo Lima, comenta a interação com os estudantes. “O contato com os estudantes é sempre maravilhoso, porque muitas vezes eles só conhecem essas manifestações por livros ou vídeos, e aqui vivenciam de perto a música, a dança e os instrumentos”, afirma.
Leia também: Carminho em Brasília: cantora se apresenta no Festival Fado em novembro
O projeto é do grupo Cia. Armorial e convidados com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O objetivo é possibilitar que estudantes de diferentes realidades tenham acesso a diversidade cultural dos folguedos brasileiros.
Leia também: Mia Couto é um dos finalistas do Prêmio Candango de Literatura
Serviço
Folguedos Caipiras – Temporada 2025
Com Cia. Armorial e convidados
A partir da próxima segunda (20/10), até quinta (23/10).
Confira datas e locais:
20/10 - 10h | EC Engenho das Lages Gama
?20/10 - 14h | CED Gesner Teixeira Gama
20/10 - 20h | CED Estância III, Planaltina
21/10 – 10h30 | EC 115 Asa Norte, Plano Piloto
21/10 – 14h | CEEDV, Plano Piloto
22/10 14h Incra 8, Brazlândia
22/10 09h30, EC 22, Ceilândia
23/10 14h, EC Santa Helena, Sobradinho
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira
