Literatura

Prêmio Pallas aceita contos inéditos de pessoas negras até 29 de maio

Concurso literário criado em 2024 busca promover aumento da diversidade no mercado editorial

Criado em 2024, Prêmio Pallas recebe inscrições de contos de autores negros até 29 de maio -  (crédito: Divulgação)
Criado em 2024, Prêmio Pallas recebe inscrições de contos de autores negros até 29 de maio - (crédito: Divulgação)

O Prêmio Pallas recebe, até 29 de maio, contos inéditos de pessoas negras. É a primeira vez, desde a criação do concurso, em 2024, que se abre espaço para o gênero conto. O vencedor será anunciado no segundo semestre e terá o livro publicado pela Pallas em 2027.

O concurso é aberto para brasileiros residentes no país, autodeclarados negros e maiores de 18 anos, que tenham escrito obra inédita de contos, entre 100 mil e 300 mil caracteres, com espaços. Os trabalhos serão analisadas por comissões julgadoras selecionadas pela curadoria e validadas pela Pallas Editora. No último prêmio 100 obras foram habilitadas. "Por ser uma narrativa curta, a escolha do conto como gênero para o concurso deste ano certamente propiciará a inscrição de um número ainda maior de autores", diz a editora Cristina Warth.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A Pallas, organizadora do prêmio, prepara também o lançamento de Malhada das Graúnas, romance vencedor da segunda edição, de 2025, escrito pela pernambucana Márcia Moura. O primeiro livro premiado pela ediora foi Água de maré, da brasiliense Tatiana Nascimento, em 2024.


Serviço


Prêmio Pallas: inscrições abertas para contos inéditos até 29 de maio, neste site.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

  • Google Discover Icon
JP
postado em 15/04/2026 11:03 / atualizado em 15/04/2026 14:58
x