Crítica // Argylle: O superespião #
Diretor de filmes que brincavam com clichês, entre os quais Kingsman: serviço secreto e Kick-ass: quebrando tudo, Matthew Vaughn parte de um universo extremamente artificial em que os robóticos personagens de Dua Lipa e Henry Cavill parecem buscar protagonismo, ao som de You're the first, the last, my everything, numa soturna pista de dança. Num alívio, o espectador é avisado de que a premissa ilustrada na tela está na cabeça da escritora Elly (Bryce Dallas Howard, a rainha dos filmes questionáveis como A dama da água). Numa inexplicável heresia, o filme de qualidade pífia traz na trilha sonora (a "recente") criação dos Beatles Now and then.
- "O mal que nos habita": um raro e exemplar filme de terror argentino
- O amor e as relações pelos olhos do escritor Gabriel García Márquez
Considerada "uma máquina", dada a perfeição com que cria enredos de espionagem, a partir de muita pesquisa, Elly abraçará uma realidade paralela. Num roteiro completamente sem pé nem cabeça, a cargo de Jason Fuchs (de Peter Pan), tramoias se avolumam, confundindo até o mais atento espectador.
Num galope desmedido, uma ação tenta trazer maior exagero do que a anterior e as reviravoltas se impõem em ritmo frenético. No fundo, a perseguição à escritora está em curso, e envolve a entidade chamada Divisão. Depois da lavagem cerebral, Elly se relacionará com volume inimagináveis de personagens sem sentido, e que enfileira talentos de Catherine O'Hara, Bryan Cranston, a ganhadora do Oscar Ariana DeBose e Samuel L. Jackson, que interpreta Alfie (o mesmo nome do gato de estimação de Elly).
Um humor esquisito, que acolhe uma cena de patinação em rio de petróleo (?!) e o encorajamento para que "crânios humanos, extremamente frágeis" (dos adversários) sejam pisoteados (?!), dão ideia do terreno bizarro do filme. Nesse emaranhado irracional que funde realidade com o que é escrito pela protagonista (a caminho da publicação do quinto livro), a única presença que se salva é Sam Rockwell que interpreta Aidan, um leitor mais do que especial da série de livros estrelados por Argylle.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br