
A cerimônia da vez do prêmio Bola de Ouro, nesta segunda-feira (22/9), em Paris,
não premiou nenhum personagem brasileiro. A premiação realizada em uma parceria entre a revista France Football, o jornal L'Équipe e a Uefa, principal entidade do futebol europeu, no entanto, colocou alguns brasileiros em colocações de destaque.
Um dos favoritos à principal premiação da noite, o atacante Raphinha, do Barcelona, ficou em quinto. Cotado para estar, pelo menos, no top3, ficou atrás, em ordem decrescente, de Mohammed Salah, do Liverpool; de Vitinha, do PSG; Lamine Yamal, do Barcelona; e Ousmane Dembelé, do PSG.
O goleiro Alisson, do Liverpool, foi quem teve mais destaque. Na eleição do Troféu Yashin, entregue ao melhor arqueiro da temporada, o brasileiro ficou em segundo. Ficou atrás somente do dono da meta do PSG na campanha vitoriosa da Liga dos Campeões, o italiano Gianluiggi Donnarumma.
Pelo Troféu Kopa, dado ao melhor jogador jovem (menos de 21 anos), o atacante Estêvão, ex-Palmeiras e atualmente no Chelsea, da Inglaterra, ficou em quarto. Esteve à frente, por exemplo, de destaques como o atacante Yildiz, da Juventus; os zagueiros Cubarsí e Huijsen, de Barcelona e Real Madrid, respectivamente; e do também atacante Rodrigo Mora, do Porto.
Outras duas estrelas do futebol brasileiro tiveram as respectivas posições reveladas na corrida pela Bola de Ouro antes mesmo do início da cerimônia. A agremiação elencou o atacante do Real Madrid, Vini Jr., como dono da 11ª posição.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A meio-campista Marta, seis vezes eleita como a melhor do planeta, ficou em 12º. Ainda do lado das mulheres, a atacante Amanda Gutierres, do Palmeiras, ficou com a 21ª colocação.
Veja todos os vencedores:
Melhores jogadores do mundo (troféu Bola de Ouro):
Feminino - Aitana Bonmnatí (espanhola, Barcelona (ESP))
Masculino - Ousmane Dembelé (francês, Paris Saint-Germain (FRA))
Melhores jovens (Troféu Kopa):
Masculino - Lamine Yamal (espanhol, Barcelona (ESP))
Feminino - Vicky López (espanhola, Barcelona (ESP))
Melhores treinadores (Troféu Johan Cruyff):
Feminino - Sarina Wiegman (holandesa, treinadora da Seleção Inglesa)
Masculino - Luis Enrique (espanhol, treinador do Paris Saint-Germain (FRA))
Melhores goleiros (Troféu Yashin):
Feminino - Hannah Hampton (inglesa, goleira do Chelsea (ING))
Masculino - Ginaluiggi Donnarumma (italiano, ex-goleiro do Paris Saint-Germain (FRA) e hoje no Manchester City (ING))
Maior artilheiro e artilheira (Troféu Gerd Müller):
Feminino - Ewa Pajor (polonesa, Barcelona (ESP))
Masculino - Victor Gyokeres (sueco, ex-Sporting (POR) e hoje no Arsenal (ING))
Melhores times da temporada:
Feminino - Arsenal (Inglaterra)
Masculino - Paris Saint-Germain (França)
Pessoa ou organização premiada por causas sociais (Troféu Sócrates):
Xana Fundación, fundação espanhola
- Leia também: Dembélé é eleito o melhor do mundo pela Bola de Ouro
Critério
Junto de embaixadores da Uefa, a principal entidade do futebol europeu, a France Football seleciona 30 jogadores e os envia para um júri. O conselho, composto por um jornalista especializado por país e pelos 100 melhores jogadores do ranking da Fifa, é responsável por escolher e pontuar, para formar o Top-10 de melhores jogadores do planeta.
Conforme ordem recebida pelo votante, os escolhidos podem obter 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. O que tiver mais pontos, ao final da votação, vencerá.
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Esportes