EDUCAÇÃO PÚBLICA

De pior a referência: escola do Recanto é homenageada na CLDF

O Centro Educacional 104 do Recanto das Emas recebeu homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo trabalho de reconstrução da educação na instituição

Amanda S. Feitoza
postado em 09/12/2025 12:41
CEd. 104 recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF -  (crédito: Assessoria Gabriel Magno)
CEd. 104 recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF - (crédito: Assessoria Gabriel Magno)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou o Centro Educacional 104 (CEd 104), do Recanto das Emas, em sessão solene realizada no último dia 1º de dezembro, por iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT).

A escola, que em 2011 figurava entre as piores do país e registrava altos índices de reprovação, reverteu completamente o cenário. Hoje, coloca cerca de 30 alunos por ano na Universidade de Brasília (UnB).

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A virada começou em 2011, quando quatro professores se uniram para enfrentar os problemas históricos da unidade. Segundo Moacir Júnior, professor doutor da escola, ele e os docentes Sérgio Elias, Dilce Eça, Paulo Henrique e Márcia Medeiros formaram uma equipe de gestão e coordenação para superar anos de descaso, indisciplina e reprovações sucessivas.

“Desde essa época, a escola desenvolve aspectos pedagógicos pautados na disciplina, na afetividade e na visão crítica de futuro, essenciais para a formação cidadã. Com a nova gestão, a escola saiu da marca de uma das piores do Brasil, em relação aos índices de reprovação, e passou a construir uma história de superação e sucesso”, destaca Moacir.

Atualmente, a instituição está sob gestão dos professores Felipe Renier e Márcia Medeiros. Fundada em 1996, a escola tinha capacidade para atender 600 estudantes. Hoje, com a mesma estrutura física, abriga 36 turmas e cerca de 1.200 alunos. Desde a união da equipe focada em resultados, os números só têm melhorado.

CEd. 104 em números 

Em 2017, a média de redação do Enem foi de 611,9 — acima da média das escolas particulares de Brasília, que ficou em 568 — ficando atrás apenas das escolas militares e do Instituto Federal de Brasília. Já em 2019, o CEd 104 alcançou o primeiro lugar entre as escolas públicas regulares no Enem. “Em 2024, tivemos a aprovação de mais de 1/6 das turmas de 3º ano em vagas na UnB, inclusive em cursos de alta concorrência, como Medicina e Engenharias”, reforça o professor.

Além dos resultados acadêmicos, a escola também se destaca pela produção científica e cultural. Um projeto de iniciação científica que utilizou a plataforma Minecraft foi premiado em um congresso, competindo com instituições de diversos perfis, inclusive militares.

Para Moacir, a homenagem reconhece não apenas o trabalho da equipe, mas também o impacto direto na vida dos estudantes. “Foi um momento de reflexão sobre os desafios de construir uma educação de qualidade, de sugerir estratégias para melhorar a estrutura da escola e de pensar em caminhos para superar a violência, o racismo e os discursos de ódio produzidos nas mídias e reproduzidos nas escolas”, afirma.

A escola completará 30 anos em 2026, e o reconhecimento chega, segundo ele, no momento ideal. “A homenagem foi uma forma de celebrar as conquistas e a seriedade do trabalho desenvolvido.”

Desde a fundação, milhares de estudantes passaram pelo CEd 104 e tiveram suas vidas transformadas. Por isso, Moacir ressalta que a celebração vai além dos muros da instituição. “Essa homenagem pode inspirar os estudantes a compreenderem a importância da escola para a comunidade e a necessidade de estarem plenamente envolvidos no processo de construção do trabalho. A escola é patrimônio deles e continuará relevante para as futuras gerações”, finaliza.

  • Márcia Medeiros, vice-diretora do CEd. 104, que recebeu homenagem da Câmara Legislativa do DF
    Márcia Medeiros, vice-diretora do CEd. 104, que recebeu homenagem da Câmara Legislativa do DF Assessoria Gabriel Magno
  • Felipe Renier, diretor do CEd. 104, que recebeu homenagem da Câmara Legislativa do DF
    Felipe Renier, diretor do CEd. 104, que recebeu homenagem da Câmara Legislativa do DF Assessoria Gabriel Magno
  • CEd. 104 recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF
    CEd. 104 recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF Assessoria Gabriel Magno
  • CEd. 104 recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF
    CEd. 104 recebe homenagem da Câmara Legislativa do DF Assessoria Gabriel Magno

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação