Processo Seletivo

Sisu 2024 abre inscrições nesta segunda-feira (22/1); saiba como fazer

Ao todo serão oferecidas 264.360 vagas, em 127 instituições públicas de educação superior pelo Brasil

Correio Braziliense
postado em 21/01/2024 17:04 / atualizado em 21/01/2024 17:05
Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro
 -  (crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro - (crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
int(9)

A partir das 0h desta segunda-feira (22/1), os candidatos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Apenas os candidatos que obtiveram nota maior do que zero na redação podem se inscrever para tentar uma entre as 264.360 vagas oferecidas em 127 instituições públicas de educação superior do Brasil.

No DF, duas universidades irão distribuir vagas no Sisu. A Universidade do Distrito Federal (UnDF) vai disponibilizar 160 vagas e o Instituto Federal de Brasília (IFB), 1.162 vagas. A Universidade de Brasília (UnB) não aderiu ao Sisu 2024, mas mantém a possibilidade de acesso com nota do Enem.

Veja como se inscrever

A inscrição no Sisu é feita pelo site oficial com o login e senha do portal do governo federal (gov.br).

Após preencher um questionário socioeconômico e confirmar os dados, o candidato é redirecionado para a página com os cursos.

Vale lembrar que a edição de 2024 já contará com as mudanças previstas na nova Lei de Cotas e as principais alterações são a classificação dos candidatos primeiramente na ampla concorrência e, depois, a classificação daqueles que atendem aos critérios exigidos para cotistas; as cotas específicas para quilombolas; e a redução da renda familiar para reservas de vagas.

Na sequência o candidato escolhe até duas opções de cursos nas quais desejam concorrer a vaga. Uma vez por dia, durante todo o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento.

Os candidatos podem mudar de opção de curso até o último dia de inscrição. Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.

Cronograma

  • Inscrições: 22 de janeiro a 25 de janeiro;
  • Resultado da primeira chamada: 30 de janeiro;
  • Matrícula dos selecionados na primeira chamada: 1º de fevereiro a 7 de fevereiro;
  • Inscrição na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação