A Universidade de São Paulo (USP) perdeu a liderança no ranking das melhores universidades da América Latina. Levantamento divulgado pela consultoria Quacquarelli Symonds (QS) nesta quarta-feira (1º/10) aponta que a instituição paulista caiu para o segundo lugar.
A Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, lidera a lista, que contempla 492 instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe. A QS considera como critérios a empregabilidade dos alunos, o número de professores por estudante e a reputação acadêmica, entre outros indicadores.
Apesar na queda no ranking, a Universidade de São Paulo ainda se destaca, pois obteve a média de 99 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicações por docente e impacto na internet.
“A USP continua líder na maioria dos indicadores. É importante lembrar que os dados fornecidos se referem a 2023, ou seja, ainda não refletem o desempenho real da Universidade em alguns indicadores. Destaca-se o indicador que mede a proporção de alunos por professor, que ainda não contabiliza as contratações recentes realizadas pela Universidade. Mesmo assim, a USP mais uma vez é a instituição brasileira com a melhor colocação, o que reafirma a liderança nos quesitos avaliados”, afirma a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico, Fátima Nunes.
Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (3º), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (5º) e a Universidade Estadual Paulista (6º) aparecem no top 10 da América Latina. A Universidade de Brasília (UnB) ficou em 26º. Do total de 130 universidades brasileiras classificadas, 26 estão entre as 100 melhores da região.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Ensino superior
Estudantes do Maranhão conquistam prêmio internacional com prevenção de incêndios
-
Ensino superior
Camilo destaca impacto do Pé-de-Meia para licenciatura e anuncia carteira nacional docente
-
Ensino superior
UnB e Ipea lançam plataforma digital
-
Ensino superior
Ex-reitora da UnB, Márcia Abrahão repudia fala de distrital sobre a universidade
-
Ensino superior
Físico brasileiro Luiz Davidovich vence prêmio da Academia Mundial de Ciência
-
Ensino superior
Cão sem patas dianteiras volta a andar com cadeira de rodas
Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior